sábado, 20 de outubro de 2012

LUCAS - Lucas 01-02

Deus usa diferentes tipos de pessoas para realizar Sua Obra neste mundo: pessoas humildes, bem preparadas, ricas, pobres, crianças, idosos, homens, mulheres. E isso é interessante porque diversifica o trabalho de Deus.


Hoje, iniciamos a leitura de um livro da Bíblia escrito por alguém bem diferente. Enquanto praticamente todos os livros foram escritos por hebreus, israelitas e judeus, esse foi escrito por um indivíduo de origens pagãs e que era natural de Antioquia. Seu nome era Lucas. Ele era de origem gentílica e convertido ao judaísmo. Posteriormente, também se converteu ao cristianismo. Não sabemos quando e nem onde Lucas se converteu, mas o fato é que ele mesmo escreveu, já no segundo versículo do seu livro, que não presenciou nem foi ministro da palavra desde o início.

Uma característica de Lucas que faz com que ele seja diferente de praticamente todos os outros escritores da Bíblia é sua profissão. Em Filemom 1:24 e em Colossenses 4:14, percebemos que Lucas era um médico muito querido. É provável que exercesse sua profissão de médico em um lugar chamado Troas.

Paulo era um amigo de fé, principalmente quando o apóstolo foi preso em Roma. Mas deve ter sido em Troas que Lucas conheceu a mensagem do cristianismo através da pregação de Paulo. Há muitas outras passagens nas epístolas de Paulo e nos escritos de Lucas que mostram tanto a extensão quanto a exatidão dos conhecimentos médicos desse apóstolo.

Na viagem que Paulo fez quando foi a Filipos, Lucas o acompanhou, porém não foi preso. Depois que Paulo foi liberado da prisão e começou a outra viagem missionária, Lucas não foi junto com ele. Como isso está escrito em Atos 17, observamos que Lucas deve ter ficado em Filipos porque, mais tarde, na terceira visita que Paulo fez a essa cidade (Atos 20:6-6), voltamos a encontrar Lucas que, provavelmente, tinha ficado o tempo todo, talvez uns sete ou oito anos, em Filipos.

Em seguida, em Atos 20 e 21, vemos que Lucas tornou-se o grande companheiro de Paulo durante a viagem que eles fizeram para Jerusalém. Lucas aparece durante a prisão de Paulo em Jerusalém e em Cesaréia, depois vai com Paulo para Roma e fica com ele até quando o apóstolo termina de cumprir a primeira pena penitenciária dele em Roma.

A última notícia bíblica que temos de Lucas está em 2Timóteo 4:11, onde Paulo diz para Timóteo que só Lucas estava com ele.

É esse Lucas que falará para você hoje sobre o nascimento de Jesus e o de João Batista através da leitura dos capítulos 1 e 2.

Observe todos os detalhes relatados pelo doutor Lucas. E boa leitura!

Um abraço,
Valdeci Júnior
e
Fátima Silva

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Quer dizer o que pensa sobre o assunto?
Então, escreva aí. Fique à vontade.
Mas lembre-se: não aceitamos comentários anônimos.
Agora, se quiser fazer uma pergunta, escreva para nasaladopastor@hotmail.com