segunda-feira, 15 de outubro de 2012

DESTAQUES QUE FAZEM BEM - Mateus 21-23

Hoje é mais um dia de oportunidade para descobrir tantas coisas maravilhosas que tem na leitura bíblica e de receber, para o benefício da sua vida, uma alimentação, um pão tão maravilhoso, um poder espiritual que você pode adquirir. Se você ler Mateus 21-23, encontrará alguns episódios muito interessantes que aconteceram com Jesus quando Ele viveu como homem aqui no planeta Terra.


A leitura é muito gostosa de fazer, e dela, você e eu podemos tirar grandes lições inspiradoras. Ela começa com a entrada triunfal de Jesus em Jerusalém e o episódio de Jesus purificando o Templo. Logo em seguida, fala da figueira que Jesus amaldiçoou e secou. Tem a autoridade de Jesus sendo questionada, a parábola dos lavradores e do banquete de casamento; as discussões, tanto sobre o pagamento de imposto a César quanto a realidade da ressurreição e também sobre o maior mandamento. No capítulo 23, Jesus condena a hipocrisia dos fariseus e mestres da Lei.

Todos esses são fatos conhecidos que nós, cristãos, não cansamos de ler e reler, já que sempre encontramos novidades nesses textos. Mas quero mencionar alguns destaques que considero muito importantes.

Em Mateus 21:13, quando Jesus está purificando o templo, as palavras de repreensão que Ele usou foi: “A minha casa será chamada casa de oração.” Como assim, “a minha casa”? Não era a casa de Deus? Claro que era! Mas Jesus estava repetindo as palavras ditas por Jeová em Isaías 56:7. O templo era a casa dEle porque Ele é Deus. Encontramos aqui mais uma evidência bíblica para mostrar que Jesus era plenamente Deus. Isso se soma ao verso 18, onde afirma que “Jesus teve fome”; outra evidência deixada na Bíblia, agora para mostrar que Jesus era plenamente humano. Diante disso, qual era a natureza de Jesus? Ele era plenamente Deus e homem ao mesmo tempo, o “Homem-Deus”.

Essa característica de Jesus tem efeito prático para nossa vida no destaque do capítulo 22, onde tem a parábola do banquete de casamento. Quando você ler essa parábola, tenha em mente que ela significa que a vida de Cristo serve para nos cobrir com o manto de justiça dEle, conforme comparado com Isaías 61:10.

E daí, entendendo isso, podemos concluir a leitura de hoje, cuidando para que o lamento de Jesus, de Mateus 23:37 em diante, não sirva para nós. Ao contrário, que as palavras de Provérbios 4:18: “A vereda do justo é como a luz da alvorada, que brilha cada vez mais até a plena claridade do dia” sejam reais em sua vida, fazendo com o que sua experiência com Deus seja realmente verdadeira.

Conheça a Deus profundamente!

Um abraço,
Valdeci Júnior
e
Fátima Silva

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Quer dizer o que pensa sobre o assunto?
Então, escreva aí. Fique à vontade.
Mas lembre-se: não aceitamos comentários anônimos.
Agora, se quiser fazer uma pergunta, escreva para nasaladopastor@hotmail.com