Você sabe o
que as palavras de João 1:1 significam? Na versão de João Ferreira de Almeida, diz
que “no princípio era o Verbo, e o Verbo estava com Deus, e o Verbo era Deus”.
O relato da
Criação, em Gênesis, se parece muito com esse texto de João. Mas o termo “no
princípio” indica um tempo muito anterior à Criação, aliás, anterior a tudo o
que existe. O Verbo era por toda a eternidade. Nesse verso, João faz ressaltar
a contínua, atemporal e ilimitada existência de Cristo antes da Sua encarnação.
Na eternidade passada não teve um ponto de referência antes do qual se pudesse
ter dito que não existia o Verbo. O Filho existia com o Pai, desde toda a
eternidade. Na realidade, “nunca teve um tempo quando ele não tenha estado em
estreita relação com o Deus eterno” (Evangelismo, pág. 446), pois Jesus é “o
princípio e o fim” (Apocalipse 22:13), “o mesmo ontem, e hoje, e pelos séculos”
(Hebreus 13: 8).
O termo
“verbo” vem do grego logos, pode
significar “palavra” e também “discurso”. João emprega o termo para designar a
Cristo. Assim como um discurso é a expressão de conceitos, Jesus veio para
revelar o caráter, a mente e a vontade do Pai. O termo identifica a Cristo como
a expressão encarnada da vontade do Pai de que todos os homens sejam salvos (1Timóteo
2:4), como se fosse “o pensamento de Deus tornado audível” (O Desejado de Todas
as Nações, pág. 19). O Filho já existia antes da encarnação, mas não o
conhecíamos. Para nós, existia somente em palavra, oral ou escrita. Mas vindo a
plenitude dos tempos, o que era palavra teórica, se encarnou, se tornou
visível, pela pessoa de Jesus.
O fato de que
o Verbo estava com Deus, isto é, com o Pai, enfaticamente declara que ele era
um ser completamente distinto do Pai. É impossível compreender a importância da
encarnação a não ser que se projete a mesma no pano de fundo da existência
eterna de Cristo como Deus e como intimamente unido ao Pai. São dois seres tão
unidos a ponto de se dizer que são um só ser (João 10:30). Quando João diz que
o Verbo era Deus, ele quer dizer que o Verbo participava da essência da
Trindade, que era divino no sentido máximo e absoluto. Cristo é eternamente
Deus no sentido supremo e absoluto do termo.
Resumindo, o
discípulo amado estava falando da encarnação de Jesus Cristo. Estava mostrando
que o Deus todo-poderoso se tornou acessível a você e a mim. E agora, basta que
O aceitemos em nosso coração!
Valdeci
Júnior
Fátima
Silva
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