domingo, 28 de outubro de 2012

O VERBO SE FEZ CARNE - João 01-03


Você sabe o que as palavras de João 1:1 significam? Na versão de João Ferreira de Almeida, diz que “no princípio era o Verbo, e o Verbo estava com Deus, e o Verbo era Deus”.
O relato da Criação, em Gênesis, se parece muito com esse texto de João. Mas o termo “no princípio” indica um tempo muito anterior à Criação, aliás, anterior a tudo o que existe. O Verbo era por toda a eternidade. Nesse verso, João faz ressaltar a contínua, atemporal e ilimitada existência de Cristo antes da Sua encarnação. Na eternidade passada não teve um ponto de referência antes do qual se pudesse ter dito que não existia o Verbo. O Filho existia com o Pai, desde toda a eternidade. Na realidade, “nunca teve um tempo quando ele não tenha estado em estreita relação com o Deus eterno” (Evangelismo, pág. 446), pois Jesus é “o princípio e o fim” (Apocalipse 22:13), “o mesmo ontem, e hoje, e pelos séculos” (Hebreus 13: 8).
O termo “verbo” vem do grego logos, pode significar “palavra” e também “discurso”. João emprega o termo para designar a Cristo. Assim como um discurso é a expressão de conceitos, Jesus veio para revelar o caráter, a mente e a vontade do Pai. O termo identifica a Cristo como a expressão encarnada da vontade do Pai de que todos os homens sejam salvos (1Timóteo 2:4), como se fosse “o pensamento de Deus tornado audível” (O Desejado de Todas as Nações, pág. 19). O Filho já existia antes da encarnação, mas não o conhecíamos. Para nós, existia somente em palavra, oral ou escrita. Mas vindo a plenitude dos tempos, o que era palavra teórica, se encarnou, se tornou visível, pela pessoa de Jesus.
O fato de que o Verbo estava com Deus, isto é, com o Pai, enfaticamente declara que ele era um ser completamente distinto do Pai. É impossível compreender a importância da encarnação a não ser que se projete a mesma no pano de fundo da existência eterna de Cristo como Deus e como intimamente unido ao Pai. São dois seres tão unidos a ponto de se dizer que são um só ser (João 10:30). Quando João diz que o Verbo era Deus, ele quer dizer que o Verbo participava da essência da Trindade, que era divino no sentido máximo e absoluto. Cristo é eternamente Deus no sentido supremo e absoluto do termo.
Resumindo, o discípulo amado estava falando da encarnação de Jesus Cristo. Estava mostrando que o Deus todo-poderoso se tornou acessível a você e a mim. E agora, basta que O aceitemos em nosso coração!


Valdeci Júnior
Fátima Silva

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Quer dizer o que pensa sobre o assunto?
Então, escreva aí. Fique à vontade.
Mas lembre-se: não aceitamos comentários anônimos.
Agora, se quiser fazer uma pergunta, escreva para nasaladopastor@hotmail.com