segunda-feira, 8 de outubro de 2012

O DIA DE JESUS - Mateus 11-13

Jesus é o Senhor do sábado. Já ouviu alguém dizer isso? E o que significa?


Quando Jesus fez essa afirmação, no contexto da época, o problema era que a beleza do sábado tinha se perdido nas tradições judaicas. Os fariseus eram fanáticos, extremistas, exagerados e radicais na observância de todas as leis, inclusive do quarto mandamento. Para ter uma idéia, os fariseus e os mestres da lei chegavam a competir entre eles para ver quem seria mais severo. Com isso, eles tinham pulverizado a lei de Deus em 613 regras, que eram 248 mandamentos e 365 proibições, sem falar das 1521 emendas. Então, para não profanar o sábado segundo o critério de santidade da cabeça deles, eles tinham excluído 39 atividades que poderiam ser chamadas de “trabalho”. Por exemplo: se alguém cuspisse na grama, no sábado, estaria pecando porque isso era um trabalho agrícola de regar a vegetação. Que tremendo absurdo!

É claro que o Mestre não concordou com os fariseus, porque Ele, como Criador do sábado, sabia muito bem qual era a melhor forma de guardá-lo. Portanto, o que Jesus estava querendo dizer nesse “embate” era: “Vocês não estão percebendo o propósito do sábado. Com suas exigências legalistas e desequilibradas, estão desvirtuando a beleza desse dia santo. Eu sou o Senhor do sábado. Eu o criei, abençoei e santifiquei para o deleite do ser humano e não para o estresse ou sacrifício. Sei o que pode ou não ser feito nesse dia. Posso garantir que colher algumas poucas espigas para saciar a fome não é quebrar o sábado e não é o mesmo que colher uma plantação.”

Você entendeu? Veja bem, Jesus e Seus discípulos estavam longe de casa, pois eram pregadores itinerantes. Estavam retornando de uma reunião na sinagoga, que funcionava no sábado. Como Jesus tinha o costume de ir à igreja, estava perto da hora do almoço e a fome estava chegando. Como nenhum daqueles santarrões fariseus tinham oferecido alimento - e os alunos de Cristo necessitavam comer - não seria transgressão do quarto mandamento colher espigas para saciar a fome. Seria o mesmo que chegar a um pomar, pegar uma fruta no pé e comer. Isso é trabalho? Tem que assinar carteira para isso? Claro que não! É simplesmente servir-se numa refeição. No Antigo Testamento inteiro nunca foi pecado comer no sábado.

Sendo assim, a discussão não era se o dia deveria ser guardado ou não; é sobre como o dia deveria ser guardado. Resumindo, Jesus disse que é o Senhor do sábado porque foi Ele próprio quem O criou. Portanto, o sábado é o dia do Senhor Jesus. Vamos guardá-lo?

Um abraço,
 
Valdeci Júnior
e
Fátima Silva

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Quer dizer o que pensa sobre o assunto?
Então, escreva aí. Fique à vontade.
Mas lembre-se: não aceitamos comentários anônimos.
Agora, se quiser fazer uma pergunta, escreva para nasaladopastor@hotmail.com