terça-feira, 2 de outubro de 2012

CIDADE VOADORA - Zacarias 12-14

Há pessoas que quando lêem Zacarias 14:4-5, questionam: “Será que esses versos são simbólicos ou literais?” Será que a presença de Deus sobre o Monte das Oliveiras, em Jerusalém, será realmente literal? “Naquele dia os seus pés estarão sobre o monte das Oliveiras, a leste de Jerusalém, e o monte se dividirá ao meio, de leste a oeste, por um grande vale; metade do monte será removido para o norte, e a outra metade para o sul.”


Segundo a citação bíblica, isso é literal ou simbólico? O Comentário Bíblico SDABC diz que “o capítulo catorze é uma descrição dos acontecimentos relacionados com a vinda do Messias, de como haveria sido esse sucesso espetacular se os israelitas que voltaram do cativeiro houvessem cumprido com seu destino. Como se apartaram vez após vez de seus elevados privilégios e finalmente rejeitaram o Messias (conforme Atos 3:13-15), Deus se apartou deles. Agora Ele leva a cabo seus propósitos mediante a igreja cristã... Temos que ter cuidado quando aplicamos as profecias de Zacarias catorze aos nossos dias.... do contrário, pode chegar-se a conclusões indefensíveis...”

Quanto aos versos 4-5, afirma: “Os versos quatro e cinco descrevem violentas transformações físicas na superfície da terra, que acompanhariam a intervenção divina para destruir as nações inimigas. O quadro detalhado corresponde com os sucessos que haveriam ocorrido se Jerusalém houvesse permanecido para sempre... Algumas coisas se cumprirão quando a Nova Jerusalém descer ao final dos mil anos. Todavia, não se devem aplicar assim todos os detalhes.”

Diante disso, podemos destacar que:

1º) Existem profecias na Bíblia com dupla aplicação, tanto para o Israel literal quanto para o Israel espiritual;

2º) Alguns aspectos dessas profecias irão se cumprir no futuro; nem todos os detalhes são específicos às épocas passadas e vice-versa;

3º) Pelo fato de Israel (e Jerusalém) terem falhado em seguir a Deus, essa profecia irá se cumprir plenamente com a igreja;

4º) Zacarias 14:4-5, onde é mencionada a descida da cidade santa, o acontecimento é literal, porque isso não aconteceu no passado; Apocalipse 21:2 diz que a cidade santa vai descer do Céu para o planeta Terra. Para que isso aconteça, deve haver um lugar no qual ela possa descer, que obviamente é o lugar definido em Zacarias. Também, porque em Apocalipse 6 e em 2Pedro 3 são mencionadas transformações físicas na Terra que acontecerão tanto na volta de Jesus quanto no final do milênio.

Diante disso, não é de admirar saber que a cidade santa descerá do Céu e que o Monte das Oliveiras se partirá ao meio para recebê-la, sendo que Deus e Sua glória estarão presentes na cidade.

Será maravilhoso! Espero encontrar você lá!

Um abraço,
Pr. Valdeci Jr.
e
Fátima Silva

Um comentário:

  1. Pastor, tenho um amigo judeu que menciona essa passagem como sendo logo após a vinda de Jesus. Ele disse que quando Jesus voltar Ele pisará sobre o monte das Oliveiras e o milênio será na terra.

    No verso 16 é dito que as nações que sobreviverem deverão ir uma vez por ano culturar Yahweh, que estará governando na Terra, no milênio.

    Não soube responder ele... Até porque não entendi: vai haver esse momento em que deveremos comemorar a festa dos tabernáculos? Ele disse que essa é uma prova que as festas dos judeus não foram abolidas... Porque comemoraremos após Jesus voltar...

    Como entender Zacarias 14:16?

    Se Deus já estabelece seu reino após milênio, como haverão pessoas que sobreviram, sendo que era para todos os ímpios serem destruídos? E a festa dos Tabernáculos...

    Fiquei sem entender...

    ResponderExcluir

Quer dizer o que pensa sobre o assunto?
Então, escreva aí. Fique à vontade.
Mas lembre-se: não aceitamos comentários anônimos.
Agora, se quiser fazer uma pergunta, escreva para nasaladopastor@hotmail.com