terça-feira, 30 de outubro de 2012

ABRAÃO FOI PARA O CÉU E VIU JESUS? - João 07-09


Alguém questionou: “Quando Jesus viveu aqui na Terra, Abraão estava lá do Céu olhando para Ele?” Essa pergunta se refere às palavras de João 8:56, quando Jesus disse: “Abraão, vosso pai, alegrou-se por ver o meu dia, viu-o e regozijou-se.”
Façamos uma análise de todo o contexto (versos 21-59). Observe que essa é uma defesa de Jesus quanto à Sua missão e autoridade. Note que em João 8, a discussão não é sobre a doutrina da mortalidade da alma ou ressurreição. As próprias pessoas que estavam questionando a Jesus criam que Abraão, por aquela ocasião, estava morto (versos 52 e 53). Elas sabiam, também, que os patriarcas que já morreram ainda não subiram ao Céu (Atos 2:29 e 34), mas esperavam a bendita ressurreição (1Tessalonicenses 4:13-18).
Enquanto Jesus estava explicando a amplitude de seu ministério, alguns judeus O questionavam (versos 48, 52, 57). Se você fizer uma leitura atentiva, verá que o teor do questionamento era a dúvida quanto à messianidade de Jesus, ou seja, se Ele seria realmente o Deus encarnado.
Nessa discussão, Jesus não citou Abraão e sim os judeus. No verso 56, quando Jesus fala de Abraão, Ele apenas está respondendo a pergunta deles desde o verso 52.
Qualquer estudioso do Antigo Testamento presente naquela discussão, conhecia a história de Abraão quase sacrificando Isaque no monte Moriá (Hebreus 11:17-19 e Gênesis 22:1-14) e sabia que eles tipificaram Deus e Seu Filho em sacrifício pela humanidade. Sabia, também, que naquele dia, quando Deus proveu para Si o cordeirinho em lugar do pecador Isaque, Abraão compreendeu o plano salvador da morte do Filho de Deus, isto é, alegrou-se por ver o dia do Jesus Redentor e regozijou-se.
 Segundo algumas tradições judaicas, Abraão tinha contemplado, em uma visão, as coisas futuras, inclusive a vinda do Messias. As tradições também “interpretavam o riso de Abraão como riso de alegria” (Gênesis 17:16-17). Esperar um nascimento impossível aos olhos humanos, quer fosse de um filho seu (por motivo de velhice), quer fosse do filho de Deus encarnando-se em forma de homem, nascendo de uma virgem, levara Abraão a um regozijo manifestado visivelmente (A Bíblia de Estudos Almeida – SBB).
Baseado nesses conhecimentos e tradições judaicas existentes, por estar discutindo com judeus, Jesus disse que Abraão viu o Seu dia. Em outras palavras, Jesus estava dizendo que aquela tradição que eles tinham sobre um Messias que Abraão, pela fé, contemplara, se referia a Ele mesmo, pois Ele era tal Messias.
Os judeus não aceitaram Jesus como seu Salvador, mas você e eu temos a oportunidade de fazê-lo. Portanto, façamos como Abraão: contemplemos a Cristo pela fé.

Valdeci Júnior
Fátima Silva

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Quer dizer o que pensa sobre o assunto?
Então, escreva aí. Fique à vontade.
Mas lembre-se: não aceitamos comentários anônimos.
Agora, se quiser fazer uma pergunta, escreva para nasaladopastor@hotmail.com