quarta-feira, 19 de setembro de 2012

JOEL

Olá, você que está ligado às Escrituras Sagradas, ficando “Por Dentro da Bíblia” a cada dia. Hoje, tenho uma mensagem de esperança para você: o livro de Joel. Você já fez sua leitura bíblica? Leia o livro de Joel e vai encontrar com essa esperança. Ou você não quer ter esperança no seu coração?


Há muitas coisas importantes nesse livro. Encontraremos esse profeta dando uma verdadeira mensagem de esperança, diretamente para o povo de Judá e Jerusalém. Joel é o segundo dos doze profetas menores que temos na Bíblia. A palavra Joel significa, literalmente, “Jeová é o seu Deus”. Não sabemos muitas informações sobre Joel, além do que está escrito na Bíblia, mas, pelo pouco que conhecemos das atitudes desse homem, dá para entendermos que ele era um homem cujo Deus era Jeová. Ele honrava o nome que tinha: Jeová é o seu Deus. Vemos que Jeová era realmente o Deus de Joel por causa do sucesso que ele teve em apresentar sua mensagem de esperança.

É interessante que Joel não é um utopista, pintando um conto de fadas. Ele parte do contexto desgraçante no qual o povo de Judá se encontrava, para depois mostrar os planos do Senhor. Abra a Bíblia e veja como o livro começa. Fala sobre a praga dos gafanhotos, sobre a carestia causada tanto pelo gafanhoto quanto pela seca. Mas, enfocando a esperança, a partir de Joel 13, vemos o profeta fazendo um chamado ao arrependimento.

As coisas estão difíceis para você? Busque ao Senhor. Porque, como inicia a mensagem do capítulo 2, o dia do Senhor se aproxima. E se buscarmos ao Senhor em arrependimento, como constatamos a partir do verso 12, o Senhor apresenta a misericórdia dEle, com certeza. Mais propriamente dito, do verso 18 em diante, vemos qual é realmente a resposta do Senhor. Essa resposta é boa. Dê uma olhada em Joel 2:28 em diante. Quando fala do dia do Senhor, Deus chega com o derramamento do Espírito Santo prometido.

Depois que vem o derramamento do Espírito Santo, quem é de Deus fica com Deus e quem não é, se espalha. O capítulo 3 de Joel mostra isso. Nesse julgamento das nações, chegam os juízos de Deus sobre as nações inimigas e, finalmente, Joel 3: 17 até o final, o Israel de Deus é restaurado com as bênçãos de Deus para o Seu povo.

Toda essa descrição é uma analogia do que acontecerá nesses últimos dias do planeta Terra, que nós estamos vivendo. Breve, Jesus restaurará nosso planeta e não teremos que testemunhar a violência, a morte e a dor. Essa deve ser a maior esperança: Jesus vai voltar! Amém!

Valdeci Júnior

Fátima Silva

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Quer dizer o que pensa sobre o assunto?
Então, escreva aí. Fique à vontade.
Mas lembre-se: não aceitamos comentários anônimos.
Agora, se quiser fazer uma pergunta, escreva para nasaladopastor@hotmail.com