quinta-feira, 8 de setembro de 2011

Amor: Origem e Destino - Gen. 1:26 - II

O que significa termos sidos criados à imagem e semelhança de Deus?

Então disse Deus: “Façamos o homem à nossa imagem, conforme a nossa semelhança. Domine ele sobre os peixes do mar, sobre as aves do céu, sobre os grandes animais de toda a terra e sobre todos os pequenos animais que se movem rente ao chão”.

De onde você quer ter vindo? Acha esta pergunta estranha? Estou perguntando “no que você crê?”: se você acredita que o seu tataratataratataratataratatataraavô era um macaco, ou se você pensa ter sido criado por Deus. Dê uma lida em Gênesis 1:26. Aliás, leia todo o capítulo 1, do livro de Gênesis.
Mesmo se a gente fizer uma leitura bem simples da narrativa da Criação em Gênesis, é possível perceber que ali está bem revelado que a nossa existência não se deu por acidente. Nós não estamos aqui a partir de forças cegas, sem propósito, que depois de um tempo supostamente suficiente, acabaram transformando este planeta num mundo cheio de seres vivos. Não! Muito pelo contrário! Nós estamos aqui por que Deus nos colocou aqui de forma intencional. Passo a passo, o primeiro capítulo da Bíblia descreve, de forma muito explícita, que Deus é o agente da Criação. Ou seja, nossa existência se deu a partir de um plano específico. Não somos obra do acaso.
Compare esta visão com a teoria da evolução. De forma contrária, a teoria do evolucionismo afirma que foi por acaso que chegamos até aqui; que não houve nenhum projeto, objetivo ou plano para nós. Nossa existência não passa de um acidente cósmico. OK. Agora, após esta comparação, tente encontrar uma idéia que contrarie o texto bíblico das origens, mais do que esta. Difícil, não é? Daí você pode entender porque é que o Diabo trabalha tanto para promover a teoria da evolução das espécies.
Já parou pra pensar no que significa o fato de o homem e a mulher terem sido criados conforme a imagem de Deus? Eu quero comparar Gênesis 1:26 com 1João 4:8. Olhe o que as palavras do profeta João acrescentam: “Deus é amor”. Veja que legal! Deus é amor, e nos fez conforme Sua identidade. Ser criado à imagem de Deus pode significar muita coisa, mas inclui também a capacidade de amar. Se nós somos criados conforme a semelhança de um Deus que é amor, como poderíamos ser diferentes?
O amor é um dom exclusivo do ser humano. Os outros seres vivos são completamente diferentes de nós, porque não têm a capacidade de amar. Analise os elementos narrados como obras da Criação. Você consegue imaginar uma estrela, uma planta, a atmosfera, ou mesmo os animais, os mais irracionais, amando? É impossível que qualquer criatura que não seja o homem ame, porque eles não foram criados à imagem e semelhança de Deus. Portanto, essa capacidade de amar, como nós a temos, nos torna diferentes de qualquer outro elemento do Universo.
Agora, se é a capacidade de amar, a característica que o diferencia dos demais seres vivos, e o aproxima em semelhança ao Criador, como tem sido a sua experiência pessoal, de acordo com o que a Bíblia ensina, em dar e receber amor? Peça a Deus, que o ensine e capacite a conseguir praticar o que está escrito em João 15:13, 1Coríntios 13:4-7 e 1João 4:10. Somente um ser inteligente como você é capaz de parecer-se com Deus por saber amar. Escolher acreditar que é um filho de Deus é um gesto inteligente de um amor reconhecedor à paternidade de Quem o criou. Ele ama você. Você vai deixá-Lo sem uma resposta? De onde você quer ter vindo? Nesse caso o seu destino é a sua origem.



Twitter: @Valdeci_Junior


Pergunta Que Será Respondida Amanhã:
A Trindade estava toda presente na Criação?

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Quer dizer o que pensa sobre o assunto?
Então, escreva aí. Fique à vontade.
Mas lembre-se: não aceitamos comentários anônimos.
Agora, se quiser fazer uma pergunta, escreva para nasaladopastor@hotmail.com