No sétimo dia Deus já havia concluído a obra que realizara, e nesse dia descansou.
A conclusão de qualquer atividade é a parte mais importante da mesma. O Criador tivera seis dias muito importantes, pois criara um sistema de vida completo neste mundo! Não dá pra negar que foi a agenda semanal mais preenchida do mundo! Deus terminou suas atividades de criação ao fazer o homem. Agora, Seu plano perfeito estava pronto, ou melhor..., quase pronto. Depois que Deus já havia concluído a obra que realizara, Gênesis 2:2 nos diz que, no dia de sábado, Ele descansou. Além de descansar, Ele abençoou esse sétimo dia. E além de abençoar, ele santificou o bendito dia. Ficou claro? Um propósito especial estava colocado sobre este dia.
Sim, Deus separou o último dia da semana da Criação para descansar. Tudo bem, Deus estivera muito atarefado durante todos os seis dias que usou para criar tudo no Planeta Terra, mas você acha que Ele estava cansado? É claro que Deus não estava cansado. Por que Ele descansou? “Será que você não sabe?”, Isaías 40:28 pergunta, “Nunca ouviu falar? O SENHOR é o Deus eterno, o Criador de toda a terra. Ele não se cansa nem fica exausto; sua sabedoria é insondável”.
Ah, veja bem, meu amigo: Deus estava usando a Sua sabedoria. Ele estava descansando porque tinha realizado o Seu objetivo de criar. Agora, se o Senhor abençoou e santificou o dia de sábado, e descansou nele, o que é que eu posso esperar disso? Devo raciocinar que, no mínimo, isso foi um exemplo pra mim. Não é óbvio? O que o Criador fez foi dar o exemplo: trabalhou durante os seis dias da semana, e descansou das Suas atividades no sábado.
Você sabe o que isto tem a ver conosco? Não? Então preste atenção nesta outra parte da Bíblia:
“Lembra-te do dia de sábado, para santificá-lo. Trabalharás seis dias e neles farás todos os teus trabalhos, mas o sétimo dia é o sábado dedicado ao SENHOR, o teu Deus. Nesse dia não farás trabalho algum, nem tu, nem teus filhos ou filhas, nem teus servos ou servas, nem teus animais, nem os estrangeiros que morarem em tuas cidades. Pois em seis dias o SENHOR fez os céus e a terra, o mar e tudo o que neles existe, mas no sétimo dia descansou. Portanto, o SENHOR abençoou o sétimo dia e o santificou” (Êxodo 20:8-11).
Deus sempre teve o costume de guardar o sábado para nos dar o exemplo. A vida de Jesus aqui na Terra, não foi um exemplo para nós seguirmos? Então veja o que está escrito em Lucas 4:16: “Ele foi a Nazaré, onde havia sido criado, e no dia de sábado entrou na sinagoga, como era seu costume. E levantou-se para ler”. Éh! Você vê o que é que Jesus fazia aos sábados? Ia à igreja e pregava. Ele fazia questão de usar o sábado para fazer o bem; para curar, pregar o evangelho e visitar as pessoas. Usar um dia para adorar, curar, fazer o bem, testemunhar e ajudar o próximo é, literalmente, santificar esse dia.
Jesus não criou o sábado só pra Si mesmo, porque Ele não estava cansado. O sábado foi o presente que o Criador entregou para Adão e Eva, ao entregar para eles a chave do planeta. Era um pedido: “Queridos, divirtam-se à vontade, mas separem um dia pra ficar comigo, porque eu amo muito vocês. Eu gostaria de ter um tempo especial, para nós nos relacionarmos. Este tempo serão as 24 horas do último dia da semana, o sábado. Vai ser bom pra vocês, ok?”.
Twitter: @Valdeci_Junior
Pergunta Que Será Respondida Amanhã:
Guardar o sábado não é um fardo?
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Quer dizer o que pensa sobre o assunto?
Então, escreva aí. Fique à vontade.
Mas lembre-se: não aceitamos comentários anônimos.
Agora, se quiser fazer uma pergunta, escreva para nasaladopastor@hotmail.com