segunda-feira, 26 de setembro de 2011

Pra Deus, Você é Especial - Gen. 2:4

Falando das nossas origens, o que foi formado primeiro: o ser humano, e foi formado um habitat adequado para ele; ou primeiro foi formado o habitat, e então o ser humano chegou?

Esta é a história das origens a dos céus e da terra, no tempo em que foram criados: Quando o SENHOR Deus fez a terra e os céus


Numa leitura superficial de Gênesis 2:4, parece-nos que as Escrituras estão se referindo somente às origens do ecossistema do Planeta Terra, e não à humanidade. Mas, exatamente anterior a este verso, a NVI coloca um título: “A Origem da Humanidade”. E está correta esta interpretação, pois o título se refere a todo o trecho que vai desde o verso quatro até o final do capítulo 2, ou seja, um texto completo que trata do assunto da origem do homem. Mas o verso de hoje vai realmente direto ao cerne de um assunto no qual tenho tocado aqui, em várias postagens da Sala: as origens da humanidade.
Existem pelo duas evidências claras de que o verso 2 trata do mesmo assunto do texto inteiro que vai até o final do capítulo. A primeira evidência vem de uma leitura deste mesmo texto, na língua hebraica. Onde lemos, no português da Nova Versão Internacional, “história das origens”, ao pé da letra, em hebraico, pode ser lido “história da descendência”. O texto hebraico usa este mesmo termo, “história da descendência”, mais dez vezes, no livro de Gênesis, Como por exemplo, em 5:1 e 6:9. A outra evidência de que Gênesis 2:4 está falando da origem dos humanos é o simples fato de que ele está falando da origem do Planeta Terra como um todo, e que os terráqueos estão contidos no Planeta Terra. Se o texto fala da origem do nosso planeta, nós entramos no pacote. Não acha?
Portanto, quando Moisés escreveu este texto, estava pensando muito mais no ser humano e em seu Criador, do que no habitat do ser humano. O assunto sobre a origem das formas de vida no Planeta Terra realmente se torna muito mais curioso e complexo quando se pensa na espécie humana. O cientista Ariel Roth também passou por essa mesma sensibilidade ao escrever o seu livro Origens – Relacionando a Ciência Com A Bíblia, editado pela Casa Publicadora Brasileira. Neste livro, Ariel Roth dedicou um capítulo inteiro só pra falar deste destaque. No capítulo “Origem do Homem” ele conclui que

o estudo da origem da humanidade tem sido uma área especialmente litigiosa da pesquisa científica. Isso pode ser atribuído, pelo menos em parte, à falta de dados sólidos e ao envolvimento pessoal do cientista. A evidencia da evolução humana é escassa e sujeita a uma variedade de interpretações. A presença de características superiores da mente humana, como a consciência, a criatividade, a livre escolha, a estética, a moralidade e a espiritualidade, sugere que os seres humanos foram especialmente planejados e que não se originaram de animais por um processo evolutivo puramente mecanicista.

Você sabe o que tudo isso nos diz, prezado amigo? Que você é realmente um amigo prezado por Deus. Até hoje, ao revelar os mistérios da natureza para o homem, o Senhor o faz perceber que ele não é mais um ser vivo, mas sim, o significado especial do Seu trabalho criador. Amigo, Deus, em Sua palavra, dedica capítulos inteiros pra falar da sua origem, separadamente dos outros seres vivos. Você não é subproduto de um acaso, nem tem parentesco com qualquer coisa irracional.

Você é especial!


Twitter: @Valdeci_Junior

Pergunta Que Será Respondida Amanhã:
A origem do ser humano não é mais um acidente natural de uma ação apenas distante do Criador?

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Quer dizer o que pensa sobre o assunto?
Então, escreva aí. Fique à vontade.
Mas lembre-se: não aceitamos comentários anônimos.
Agora, se quiser fazer uma pergunta, escreva para nasaladopastor@hotmail.com