domingo, 18 de setembro de 2011

A Dieta Original do Criador - Gen 1:29 - II

Que vegetais as pessoas podiam comer, no mundo antes do pecado? A alimentação original dada por Deus antes do pecado era composta somente de sementes e frutos? Adão e Eva, no Éden, não deveriam comer folhas?

E disse Deus ainda: “Eis que vos tenho dado todas as ervas que dão semente e se acham na superfície de toda a terra e todas as árvores em que há fruto que dê semente; isso vos será para mantimento”.

Realmente, algumas pessoas usam este versículo bíblico para afirmar que a alimentação original dada por Deus antes do pecado era composta somente de sementes e frutos. Pensando assim, a conclusão seria de que Adão e Eva não teriam como comida as folhas, como as verduras, nem as raízes, como a cenoura, porque se comessem as folhas e as raízes das plantas, estariam “matando a planta”.
Mas se você fizer uma leitura atentiva do texto acima, vai perceber que o presente oferecido como alimento, não são somente as sementes e os frutos. Os objetos diretos da oração são “todas as ervas” e “todas as árvores”. O sujeito oculto desta oração, Deus, está se dirigindo ao objeto indireto da mesma, que são Adão e Eva, para dar a eles algo que lhes serviria de alimento. O que é o alimento: a erva, ou o fruto da erva? Sintaticamente falando, segundo a regra, o sujeito dá ao objeto direto, o objeto indireto. No nosso caso, o objeto indireto (com todos os seus predicativos) é “todas as ervas que dão semente e se acham na superfície de toda a terra e todas as árvores em que há fruto que dê semente”. Todas as plantas! Cada planta, inteirinha! Fruto, semente, caule, galho, raiz e flores, tudo faz parte da planta.
Adão poderia comer as plantas com todas as suas partes. A raiz do pé de cenoura, a flor da camomila, o caule da cana-de-açúcar... Tudo, enfim! Numa análise técnica, vemos que nesta oração, “semente” e “fruto que dê semente” são apenas o núcleo do predicativo do objeto. Deus não estava querendo dizer que estava dando apenas frutos e sementes para alimentação. Ele usou os frutos e as sementes apenas como identificadores das plantas comestíveis. Em uma linguagem popular, Ele estaria falando assim para Adão: “Olha meu filho, quando você precisar se alimentar, dê uma olhadinha nas plantas que estiverem ao seu redor. Você poderá comer todas as plantas que tiverem a capacidade de dar frutos e sementes. Assim, você pode comer o que quiser da planta”.
Mas o que isto significa para nós? O quê o que Adão comia tem a ver com o que eu como? A questão não é essa. O ponto é: o que Deus recomendou como alimentação para o homem. Eu quero mostrar pra você o que uma comentarista bíblica escreveu no seu livro Ministry of Healing, sobre Gênesis 1:29: “Para saber o que são bons alimentos, nós precisamos estudar o plano original de Deus para a dieta do homem. Ele que criou o homem, e que entende as suas necessidades, recomendou para Adão, o que deveria ser a comida dele. Grãos, frutas, nozes, e legumes, constituem a dieta escolhida para nós, pelo nosso Criador”.
Ok. Em quatro itens você pode perceber o quanto o cardápio de Deus para nós é amplo. a) Grãos: Arroz, Feijão, Milho, Trigo, etc ; b)Frutas: Abacate, Laranja, Banana, Melancia, e por aí vai; c)Nozes: amêndoas, castanhas, cocos, amendoim, pinhão, e outros; e d)Legumes: Berinjela, Cenoura, Nabo, Batata, Abóbora, etc. E, é claro, se você vai comer a raiz, por que não comer as folhas?
Deus nos deu uma riqueza vegetal alimentícia muito grande! Tem muito que escolher pra comer, dentro da dieta original do Criador. É possível ser sadio, em pleno século XXI.

Bom apetite!

Twitter: @Valdeci_Junior

Pergunta Que Será Respondida Amanhã:
Como posso me alimentar bem, se os alimentos são tão caros?

6 comentários:

  1. Gênesis 3:18 infere que após o pecado, Deus acresceu alguns alimentos a dieta humana.

    V 18 – Espinhos, e cardos também, te produzirá; e comerás a erva do campo.
    Ao deixar o Éden para ganhar a subsistência lavrando a terra sob a maldição do pecado, o homem recebeu também permissão para comer a “erva do campo”. (CSRA, p. 81).

    ResponderExcluir
  2. Se o salário do pecado é a morte, antes de pecar Adão e Eva eram imortais, não? E para que precisavam comer? Para não morrer de fome? Mas se eram imortais não havia necessidade de se alimentar.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Se eu não me engano éramos "imortais" somente Deus e imortal de fato nossa imortalidade depende dele
      Provavelmente esses frutos nos manteriam imortais como a água da vida que é descrito na biblia


      Excluir
    2. Se eu não me engano éramos "imortais" somente Deus e imortal de fato nossa imortalidade depende dele
      Provavelmente esses frutos nos manteriam imortais como a água da vida que é descrito na biblia


      Excluir
  3. Muito bom! planta de cannabis produz flores e sementes e as flores são otimas para remédios para tratamentos e para ação imediata também o que vocês acham?

    ResponderExcluir

Quer dizer o que pensa sobre o assunto?
Então, escreva aí. Fique à vontade.
Mas lembre-se: não aceitamos comentários anônimos.
Agora, se quiser fazer uma pergunta, escreva para nasaladopastor@hotmail.com