Existe um livro editado pela Randon House intitulado The nakced ape, “O macaco nu”. Na época do lançamento, este livro chamou a atenção de muita gente. Tentava explicar o comportamento do homem comparando-o com os macacos. Segundo o autor, as dificuldades do homem moderno se originam na cultura, pois existiria uma rejeição da reação primitiva a favor da reação programada pela sociedade. Houve várias reações às teorias deste livro. Uma das mais fortes foi a de uma autora feminista. Ela se sentiu agredida pelas idéias antropológicas de que o homem seria o caçador e a mulher a serva. Por conseqüência, esta mulher escreveu um livro afirmando que a evolução da humanidade se deu de um progenitor dos golfinhos, com funções comuns entre machos e fêmeas.
E assim segue o ciclo de novas teorias, reações às novas teorias, que se tornam em outras novas teorias que gerarão outras reações... Até quando, teremos tantas especulações? E basta um punhado de anos, tudo isso se espalha como a palha ao vento. Por exemplo, você já ouviu falar na teoria das origens, de um pretenso filosofo grego, chamado Tales? Ele viveu bem antes de Cristo. Pra ele, o desenvolvimento do ser humano teria se dado a partir de animais marinhos; para alguns cientistas de hoje, dos macacos; e para os pensadores de daqui mais alguns séculos, o que será?
Por outro lado, você já percebeu que a teoria das origens do homem mais antiga do mundo é a que foi mais aceita durante toda a história, pela grande maioria que teve acesso a ela, e que, até hoje, é a teoria com maior amplitude de divulgação uniforme? Da autoria de Deus e edição de Moisés, Gênesis capítulo 2: uma teoria que nunca muda. Por que será? O que isto lhe diz?
Um dos mais claros e evidentes objetivos de Gênesis capítulo 2 é responder a esta básica pergunta: “Qual é a origem e a natureza do ser humano?”. É o texto que nos informa que somos criação especial de Deus, feitos à Sua semelhança e imagem. Pelo motivo de ser uma criação especial de Deus, você recebe honra e valores individuais. O fundamento para o conhecimento de si mesmo e de todas as outras pessoas que conhece, você encontra em Gênesis 2. A maior lição que temos que aprender, da semelhança que cada um de nós tem de Deus, é que, por termos vindo da mesma fonte que é o amor, a coisa mais racional que nos resta é amarmos uns aos outros. Este é o único jeito pra você aprender a amar a si mesmo.
Vale a pena observar que a própria personalidade de Deus estava estampada em Adão. Assim como Deus tem Seus gostos, Adão também tinha. Por causa disso, Deus deu para Adão “todo tipo de árvores agradáveis aos olhos e boas para alimento” (Gênesis 2 verso 9). Deus sabia que o homem acharia a vida muito chata, se não tivesse nada pra fazer; então, providenciou que Adão se ocuparia em cultivar e guardar o jardim (verso 15). O Criador também sabia que o homem gostaria de exercitar a sua mente, então trouxe todos os animais para Adão colocar o nome, em cada um deles (isto está no verso 19). Respeitando à necessidade humana de fazer suas próprias escolhas, Deus deu opções do que seria certo e errado. Deus já estava consciente de que o homem precisaria de intimidade, então, criou a linda Eva.
O mundo inteiro foi projetado para receber a menina dos olhos de Deus: o ser humano. Você e eu chegamos aqui para receber e desfrutar das bênçãos que Deus nos preparou.
Twitter: @Valdeci_Junior
Pergunta Que Será Respondida Amanhã:
Depois da morte de Jesus na Cruz do Calvário e da oportunidade de salvação, qual foi a coisa mais bela que Deus já deu ao ser humano?
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Quer dizer o que pensa sobre o assunto?
Então, escreva aí. Fique à vontade.
Mas lembre-se: não aceitamos comentários anônimos.
Agora, se quiser fazer uma pergunta, escreva para nasaladopastor@hotmail.com