terça-feira, 20 de setembro de 2011

Alimento é Vida - Gen. 1:30 - II

Vegetarianismo é realmente a melhor opção? Comer folhas é bom? Como a dieta original poderia ser vegetariana, se Adão e Eva não deveriam comer folhas?

...“ E a todos os animais da terra, e a todas as aves dos céus, e a todos os répteis da terra, em que há fôlego de vida, toda erva verde lhes será para mantimento”. E assim se fez.

No primeiro internato onde morei e estudei, o meu primeiro trabalho foi na pecuária bovina, isto é, na vacaria. Eu cheguei pra trabalhar ali no início do verão: época de muita chuva e pastos verdes. As vacas estavam todas redondinhas, bem gordinhas. Cada uma delas produzia bastante leite. Na ordenha, eu ficava empolgado quando ia tirando o leite de uma só vaca até encher o balde e tinha que esvaziá-lo, porque havia outra mesma quantidade de leite dentro daquele úbere enorme. Quanta saúde! As centenas de litros de leite que tirávamos a cada dia eram suficientes para as necessidades dos poucos milhares de pessoas da comunidade daquele colégio rural. Quanta vida!
Nas primeiras semanas, eu ficava pensando no que aconteceria no inverno, quando chegasse a época da seca, e obviamente a quantidade de leite diminuísse ou até se esgotasse. Naquela região do Planalto Central, o pasto desaparece literalmente por 6 meses. Não chove uma gota, e os animais emagrecem muito. A paisagem é morta.
Se eu comentasse a minha preocupação com os colegas veteranos eles riam de mim. “Não se preocupe, novatinho”, diziam eles, “no inverno as vacas fornecem praticamente a mesma qualidade de leite. A gente dá comidinha pra elas”. Eu ficava pensando, que trabalhão deveria ser, dar tanta comida pra dezenas de vacas, que substituísse tantos hectares de pastagem. “Ô loco”, eu pensava, “não vou agüentar de tanto trabalhar”. E o que mais me encabulava era perguntar pra mim mesmo: “De onde viria tanta comida?”.
Quando o pasto acabou, o chefe falou que iríamos trabalhar em um pátio enorme, de chão batido, ao lado do estábulo. Lá não tinha nada; é o que eu pensava. Com poucas picaretadas descobrimos uma lona que se estendia debaixo do solo. Ela cobria um buraco enorme, que chamavam de silo. Era a comida das vacas! Mas não era nada complexo. Era apenas pastagem triturada, prontinha pra comer. Como a comida daqueles bichinhos era tão simples, mas ao mesmo tempo eficiente e suficiente! Não precisou mudar nada no cardápio! Toneladas de vida!
Desde que criou os animais, Deus lhes disse o que eles deveriam comer: plantas; pastagem verdinha. Quem disse que Adão e Eva não deveriam comer folhas? Há quem fique especulando a cabulosa idéia de que no jardim do Édem havia morte, pois as plantas tinham que morrer em função da alimentação dos animais. Errado! O Criador disse assim: “E a todos os animais da terra, e a todas as aves dos céus, e a todos os répteis da terra, em que há fôlego de vida, toda erva verde lhes será para mantimento”. A palavra “erva”, deste texto, no hebraico é ‘eseb, e significa erva, relva, grama, plantas.
A planta, apesar de ser viva, é inativa. É a vida estática que Deus colocou no planeta, pra alimentar a se move. Quando uma planta é comida, ela não está morrendo; está servindo. A vitalidade está apenas sendo transferida de organismos. Vegetais são alimentos, e alimento é vida! Ao comer uma planta, você não está matando, está vivendo.
Isto nos ensina a grande lição de que o sacrifício, e até mesmo o martírio não é destruição, mas redenção. Quando Cristo expirou na cruz do Calvário, Ele não estava morrendo, mas servindo. Era a transfusão da vitalidade eterna de Deus para os humanos que se ligam a Ele. Foi por isso que Jesus falou: “Eu sou a videira; vocês são os ramos”. Ele é a nossa fonte de vida..




Twitter: @Valdeci_Junior

Pergunta Que Será Respondida Amanhã:
Como ter fé suficiente para ser criacionista, e para aceitar que Deus criou o mundo realmente em apenas seis dias literais?

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Quer dizer o que pensa sobre o assunto?
Então, escreva aí. Fique à vontade.
Mas lembre-se: não aceitamos comentários anônimos.
Agora, se quiser fazer uma pergunta, escreva para nasaladopastor@hotmail.com