quinta-feira, 15 de setembro de 2011

Coisas Que Marido e Mulher Devem Saber - Gen. 1:27 - III

Quais são as principais coisas que marido e mulher devem saber?

Criou Deus o homem à sua imagem, à imagem de Deus o criou; homem e mulher os criou.

O casamento mais simples do mundo foi o primeiro casamento. Adão e Eva não tiveram nenhum conhecimento preliminar praticamente sobre nada na vida, e já se casaram. Aliás, casarem-se foi o primeiro ato da vida deles. E o mais incrível de tudo é que o casamento daquele primeiro casal tinha de tudo pra dar certo. Aliás, nenhum casamento no mundo já teve tanta chance de dar certo. Sabe por quê? É porque nada à volta deles era complexo. A simplicidade do mundo que os rodeava era tão grande quanto a ingenuidade deles.
Hoje a coisa mudou muito. A superpopulação e a experiência do pecado fizeram deste mundo, um mundo cheio de artificialidades, complexidades e dificuldades. Agora as criaturas precisam de suas garrinhas pra se defender do mal. Infelizmente, neste mundo de pecado, precisamos nos valer de muita coisa que nada mais é do que um tipo de mal necessário. Por isso, o casamento se tornou tão complexo, que se não há cuidados, preparos e manutenção, todos muito especiais, o barco naufraga.
Portanto hoje eu quero destacar quatro coisas que marido e mulher precisam saber:
Conhecimento das funções do corpo humano. A saúde é fundamental para determinar se a família vai ser feliz. Quando o marido e a mulher conhecem bem as leis de saúde, eles podem tanto se proteger quanto cuidar da saúde dos seus filhos, o que é básico. É por isso que os dois devem estudar e ficar por dentro de como o organismo humano funciona: como os órgãos trabalham, se relacionam e para que servem; quais são as condições necessárias para o desempenho sadio das funções psicossomáticas do corpo; etc.
Conhecimento sobre sexo. Tem muita gente que se casa sem conhecer direito a anatomia e a fisiologia do sexo, e se dá mal. Portanto, é necessário que o homem e a mulher aprendam estes assuntos, através de bons livros, informando-se de maneira séria e objetiva. Muitos traumas e infelicidades que têm acontecido aos casais poderiam ter sido evitados se o marido e a mulher compreendessem bem este detalhe tão importante da vida de casados.
Planejamento familiar. Sabe qual é uma pergunta que todo casal deve fazer, de maneira honesta e responsável? É: “Quantos filhos vamos ter?” A resposta vai depender de fatores econômicos, físicos, de saúde, biológicos, etc. Se o casal dialogar sobre esta pergunta, analisando estes fatores, poderão combinar e planejar a quantidade de filhos que desejam ter, com sabedoria. Ao pensar em construir uma casa, a gente faz primeiramente um planejamento que considere as circunstâncias ambientais, as finanças, o tamanho, a forma, etc. Do mesmo jeito, o casal deve planejar a família. Ninguém tem o direito ficar trazendo ao mundo filhos que sejam uma carga para os outros, que tenham que sofrer por falta de carinho, educação e alimentação.
O casal precisa saber como “construir a casa”. A idéia de “família” nasceu na mente de Deus. Foi Ele que fez o primeiro casamento do mundo, lá no jardim do Éden: o Enlace Matrimonial de Adão e Eva. E até hoje, as pessoas continuam com o costume de ir à igreja para pedir a benção de Deus, quando vão se casar. Então, não existe nada melhor do que marido e mulher convidarem a Deus para ser o Hóspede permanente do lar. Com a ajuda de Deus, a família pode “construir” o lar de forma sólida e feliz. “Se não for o SENHOR o construtor da casa, será inútil trabalhar na construção” (Salmo 127:1).

Twitter: @Valdeci_Junior

Pergunta Que Será Respondida Amanhã:
O que é um "Lar Doce Lar"? Isso pode existir?

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Quer dizer o que pensa sobre o assunto?
Então, escreva aí. Fique à vontade.
Mas lembre-se: não aceitamos comentários anônimos.
Agora, se quiser fazer uma pergunta, escreva para nasaladopastor@hotmail.com