sábado, 10 de setembro de 2011

Adams Agraciados - Gen. 1:26 - IV

Que sentido faz ser um ser humano?

Então disse Deus: “Façamos o homem à nossa imagem, conforme a nossa semelhança. Domine ele sobre os peixes do mar, sobre as aves do céu, sobre os grandes animais de toda a terra e sobre todos os pequenos animais que se movem rente ao chão”.


Como você sabe, o livro de Gênesis foi escrito em hebraico. E no livro de Gênesis, Deus disse: “Façamos o homem”. Vamos fazer a humanidade! E Deus criou o homem. Você sabe como se diz a palavra “homem”, em hebraico? A palavra homem, em hebraico, é “adam”, ou seja, “adão”.
Nas bíblias traduzidas para o português, o tradutor pôde empregar duas palavras diferentes, para duas coisas diferentes: ao ser criado inteligente, que somos nós, o português chama homem, e ao primeiro homem que existiu no mundo, o seu nome próprio é Adão. Mas a palavra homem, em hebraico, é Adão. Homem, ou melhor, Adam, é a mesma palavra empregada para dar nome ao pai da raça humana, como por exemplo, no capítulo 5 verso 2 de Gênesis, onde as bíblias em português dizem que Deus chamou o pai da raça humana de Homem, no hebraico está Adam. Na realidade não se trata de uma tradução errada, que tenha falsificado o texto. Acontece que, com o vocabulário menor, o hebraico usa uma mesma palavra para descrever duas coisas: homem e Adão, que é o homônimo, Adam.
Aliás, o significado da palavra Adam, é muito mais amplo que somente estes dois sentidos. O significado da palavra Adam tem sido empregado de diversas formas. Esses diferentes empregos, na realidade, são especulações quanto à origem desta palavra. De onde teria vindo a palavra Adam? Alguns dizem que a palavra Adam é uma descrição da própria cor de Adão, ou seja, Adam significaria “avermelhado”. Outros já explicam que a origem da palavra Adam é de uma raiz arábica a qual significa “brilhar”; este significado descreveria a Adão como um ser brilhante. Ainda existe outra explicação para a origem da palavra “Adam”. Ela teria vindo da raiz “dam”, que é semelhança; esta explicação tenta ligar a raiz da palavra ao fato de Adão ter sido criado à semelhança de Deus.
Mas o mais provável é que origem da palavra Adam, que pra nós é Adão, venha da mesma raiz hebraica para a palavra “adamah”. Adamah, em hebraico, significa “solo”, “chão”, “terra”, onde pisamos. Realmente, a palavra Adam deve ter esta origem, pois foi do pó da terra que Deus criou Adão. Então, etimologicamente falando, Adão significa, “da terra”, “do solo”, “do pó”.
Você é um ser humano? No sentido genérico, um homem? Pois é... o primeiro significado para a sua existência como homem é que você foi feito... do pó da terra. Você já se sentiu tão pra baixo, que parecia estar mais baixo que o próprio chão? Só o pó!? O pó da bactéria?! Pois é. Em nossa natureza original. somos assim mesmo: não valemos praticamente nada. Uns trezentos reais seriam o suficiente para comprar o material necessário para montar o boneco humano. Então, nós somos Adams, ou seja, terra?
É aí que entra a parte mais linda da nossa composição. A partir do momento que somos pó, Deus nos dá a modelagem da Sua própria imagem. Passamos de pó a retratos, semelhanças do próprio Deus. Interessante é que não nos tornamos deuses, ou qualquer outra coisa espiritual em sua composição. Continuamos sendo compostos, fisicamente, da mesma matéria que existe no solo. Mas carregamos dentro de nós a moldura, a espiritualidade dAquele que é a nossa origem. Apesar de sermos um “nada”, Deus nos faz o máximo em valor.
Isto é graça! Salvou-me, mesmo sendo eu um pecador!

Twitter: @Valdeci_Junior



Pergunta Que Será Respondida Amanhã:
Parece que gosto mais das coisas que não prestam do que das coisas boas. Isto está certo? Como faço pra me livar disso?

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Quer dizer o que pensa sobre o assunto?
Então, escreva aí. Fique à vontade.
Mas lembre-se: não aceitamos comentários anônimos.
Agora, se quiser fazer uma pergunta, escreva para nasaladopastor@hotmail.com