Então disse Deus: “Façamos o homem à nossa imagem, conforme a nossa semelhança. Domine ele sobre os peixes do mar, sobre as aves do céu, sobre os grandes animais de toda a terra e sobre todos os pequenos animais que se movem rente ao chão”.
O relacionamento da humanidade com o restante da Criação foi planejado para que o homem fosse o governador dos demais seres vivos. O uso do plural “them” (na Bíblia em inglês) mostra que Deus planejou, desde o mais antigo princípio, ao estabelecer a figura da criatura humana, criar mais que um só indivíduo. Ao transferir o poder do governo sobre toda a Terra, para Adão, Deus planejou tornar o homem o Seu próprio representante, ou vice-governador, sobre o planeta.
Outro dia, eu li a seguinte declaração de uma mulher que é formada em história:
É claro que o homem foi feito para dominar o meio ambiente. Mas, tomemos, como exemplo, o domínio divino. Por acaso o domínio de Deus é tirano? Por acaso é descuidado? Por acaso é irresponsável? Não. O domínio de Deus é perfeito. E se ele fez o homem à sua imagem e semelhança e lhe disse que deveria dominar a terra e tudo o que nela há, é no seu referencial e não no referencial humano, utilitarista, oportunista e, muitas vezes, exclusivista, que o homem deve dominar a natureza.
As palavras dessa professora foram parar no oitavo capítulo do livro Missão Integral, da editora Ultimato. Na realidade, essa amante da natureza é uma ex-senadora. Essa servidora pública diz que quando se converteu, ela passou a ver o seu trabalho com outros olhos. Sua visão mudou a partir da leitura da Bíblia, em comparação com uma de suas atribuições no senado, que era lidar com os assuntos de meio ambiente. Ela conta que passou a perceber que cuidar do meio ambiente deveria ser, para ela, um compromisso de vida, um ministério. Não um ministério no sentido eclesiástico ou teológico, mas um ministério que tem suas raízes no cristianismo. Ser um ambientalista é um dever do cristão?
Muitas vezes, nas igrejas, nós temos a idéia de que os ambientalistas, os que defendem o meio ambiente, são pessoas que prestam culto à natureza ou que fazem isso porque têm alguma participação em movimentos esotéricos. É claro que isso pode acontecer. Mas a defesa do meio ambiente, para nós, cristãos, não é uma questão política, ou utilitária; é uma ordenança divina.
A Bíblia nos apresenta várias passagens nas quais encontramos Deus se reportando à questão do cuidado com a Natureza. Uma delas é esta que estamos estudando hoje. E o interessante é que, cuidar da Natureza não foi mais uma tarefa que Deus deu ao homem. Foi a tarefa. Quando pensou em fazer o ser humano, já designou sua primordial função: “Domine ele sobre os peixes do mar, sobre as aves do céu, sobre os grandes animais de toda a terra e sobre todos os pequenos animais que se movem rente ao chão”.
Marina Silva nos adverte que quando desrespeitamos a natureza, não utilizamos de forma sustentável os rios, as florestas, o solo, o ar, aquilo que é necessário para a vida do planeta, demonstramos a falta de importância dada às gerações futuras, transmitindo a idéia de que nós precisamos extrair tudo agora porque pensamos apenas, no máximo, nos nossos netos. Essa é uma visão completamente fora do propósito de Deus na relação do homem com a natureza.
Essa mulher que assumiu ministrar o meio ambiente conclui dizendo que a nossa fé deve caminhar seguindo a vontade de Deus. Deve ter sempre como alvo a edificação. Isso resultará na alegria do povo e no júbilo divino.
Twitter: @Valdeci_Junior
Pergunta Que Será Respondida Amanhã:
Qual é a importância de conhecer as diferenças entre as mentalidades do homem e da mulher?
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Quer dizer o que pensa sobre o assunto?
Então, escreva aí. Fique à vontade.
Mas lembre-se: não aceitamos comentários anônimos.
Agora, se quiser fazer uma pergunta, escreva para nasaladopastor@hotmail.com