sábado, 8 de dezembro de 2012

1TIMÓTEO


O que esperar da primeira carta a Timóteo? Além de ter lido o livro de 1Timóteo, de já tê-lo estudado, e ter as páginas da minha Bíblia, em tal livro, cheias de anotações, grifos e rabiscos, consultei o teólogo Jonathan Gallagher, em sua obra “The Hope of Eternal Life! And How to Live it Now”. É um ótimo comentário sobre a primeira carta que Paulo escreveu a Timóteo produzido pela editora Pacific Press Public Association.
E qualquer um que mergulha fundo nas páginas dessa epístola é levado a refletir sobre a nossa sociedade paradoxalmente cristã. Vivemos numa aldeia onde as pessoas deixam muito claro, através das suas atitudes, que praticamente não querem saber de Deus. E a conseqüência é que muitos estão por aí, “pelos cantos”, “sobrevivendo” num mundo que, sem Jesus, é fatalmente um contexto onde não há esperança.
O que é esperança? Numa definição mais rasa, seria o desejo de que aquilo que ansiamos se torne realidade. Mas numa manifestação mais transcendental, a esperança é uma virtude que conduz o cristão para uma dependência da graça de Jesus, para viver tanto no planeta Terra quanto na Nova Terra.
Portanto, sobre a sua postura ao ler 1Timóteo, tente relacionar-se com tal carta qualificando-a como uma carta de esperança. Veja a esperançosa introdução que o apóstolo Paulo faz quando ele começa a escrever para o seu aluno de ministério: “Paulo, apóstolo de Cristo Jesus, por ordem de Deus, nosso Salvador, e de CRISTO JESUS, A NOSSA ESPERANÇA, a Timóteo, meu verdadeiro filho na fé: graça, misericórdia e paz da parte de Deus Pai e de Cristo Jesus, o nosso Senhor (1Timóteo 1:1-2 – grifo acrescentado). Destaquei a expressão “Cristo Jesus, a nossa esperança” porque quando você ler essa epístola poderá comprovar pessoalmente que a esperança do apóstolo Paulo estava centralizada na pessoa do nosso Salvador.
Paulo tinha vida porque tinha Jesus! Sua esperança em Cristo permitiu-lhe chegar à consciência de que ele tinha a vida eterna. Procure, ao ler o livro 1Timóteo, a chegar, com segurança, à mesma conclusão que aquele apóstolo chegou. Ele conhecia a esperança e sabia do que estava falando. Além de sabermos que ele era o apóstolo dos gentios, podemos também dizer que foi o apóstolo da esperança. E o interessante em ler sua epístola, é que você pode sintonizar-se com sua mente e com a de Cristo, o Autor da esperança. Assim pode chegar a ser também, um agente da esperança.
Esse é o tipo de sentimento, certeza e convicção que eu espero que você tenha, quando ler, ainda hoje, a primeira carta que Paulo escreveu a Timóteo: a esperança da vida eterna!
Existe experança!


Valdeci Júnior
Fátima Silva

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Quer dizer o que pensa sobre o assunto?
Então, escreva aí. Fique à vontade.
Mas lembre-se: não aceitamos comentários anônimos.
Agora, se quiser fazer uma pergunta, escreva para nasaladopastor@hotmail.com