quinta-feira, 13 de dezembro de 2012

HEBREUS - Hebreus 01-03


Nos próximos cinco dias, vamos aprender as verdades encontradas no livro de Hebreus. E a grande pergunta é: como interpretar corretamente essa epístola?
Precisamos ter em mente, primeiramente, que uma interpretação correta do livro de Hebreus dependerá do tipo de conhecimento que o leitor tenha, do contexto histórico em que o livro foi escrito e do conhecimento que o leitor tenha das necessidades que as pessoas, que eram o público alvo da carta aos hebreus tinham naquela época. Até porque a carta foi endereçada para eles.
Para isso, há informações que podem ser encontradas no próprio livro de Hebreus e em outros livros do Novo Testamento que podem dar-nos uma idéia bem clara sobre a situação difícil da igreja cristã da época do primeiro século.
Agora, para sua experiência pessoal, quando estiver lendo o livro de Hebreus, tenha em mente que a mesma mensagem que Paulo estava transmitindo ao escrever a carta aos hebreus é, novamente, no nosso tempo atual, necessária. Da mesma forma que a mensagem foi importante para os cristãos do primeiro século do cristianismo, ela é importante também para os últimos tempos da era cristã que estamos vivendo.
Pelo fato de vivermos no fim dos tempos, o que acontece conosco, é que de um lado, a cristandade em geral está exausta pela fartura de informações; de outro lado, os membros do corpo de Cristo em geral, andam completamente distraídos, devido às preocupações da vida moderna. O resultado disso são os cristãos correndo o risco de perder a fé, ironicamente, enquanto estão justamente aguardando a segunda vinda de Cristo. Diante dessa realidade, o que nós precisamos é o mesmo que os hebreus precisavam: voltar a olhar para Jesus como o “Cristo Vivo”, o “Sumo Sacerdote”, no trono de Deus.
O sentimento reinante é a necessidade que temos, de dar ouvidos ao mesmo tipo de mensagem que foi transmitida as Hebreus. Quando leio esse livro, fico pensando que estou ouvindo ensinamentos sábios, diretamente do próprio apóstolo Paulo. Daí, deixo que ele me faça relembrar da realidade da minha religião e do valor extraordinário que ela tem. Alguém precisa dizer, novamente, sobre a glória que o nosso Líder Jesus tem até que essa mensagem faça com que compreendamos e internalizemos isso. Isso é renovar a fé. Precisamos ouvir repetitivamente o porquê de a nossa religião maravilhosa, porque isso vai nos manter seguindo-a com seriedade.
Portanto, talvez, se você puder entender a importância do valor que a salvação que Jesus oferece tem, se for capaz de ter uma noção da dimensão transcendente e da realidade divina da salvação, aí o seu cristianismo será diferente. Isso é possível, estudando Hebreus.



Valdeci Júnior
Fátima Silva

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Quer dizer o que pensa sobre o assunto?
Então, escreva aí. Fique à vontade.
Mas lembre-se: não aceitamos comentários anônimos.
Agora, se quiser fazer uma pergunta, escreva para nasaladopastor@hotmail.com