sábado, 15 de dezembro de 2012

PRECISO DE UMA IGREJA? - Hebreus 10-11


Será que eu realmente preciso ir a uma igreja? O pastor Paulo, de Tarso, preocupou-se em responder a essa pergunta, ao longo dos seus escritos e, principalmente, na leitura bíblica de hoje. Veja que, naquela época, já existiam cristãos que achavam que nem eles precisavam da igreja e nem a igreja precisava deles. E isso ainda acontece até hoje.
Preciso de uma igreja? Muitas pessoas questionam se nós realmente precisamos nos reunir em congregação ou não: “Afinal, se Deus está em todos os lugares, por que tenho que ficar aturando pessoas que nem conheço como se fôssemos irmãos?”
Mahatma Gandhi disse que não era cristão por causa dos cristãos. Esse importante líder não quis “macular” sua reputação se misturando com cristãos cheios de defeitos e falhas.
É claro que não podemos ignorar que a igreja tem problemas (Mateus 13:25-38), pois ela é composta de pessoas. Somos humanos. Apesar disso, precisamos da igreja. “Não deixemos de reunir-nos como igreja, segundo o costume de alguns, mas procuremos encorajar-nos uns aos outros, ainda mais quando vocês vêem que se aproxima o Dia” (Hebreus 10:25).
Ao mesmo tempo em que assumimos que os membros da igreja têm problemas, o evangelho afirma que se alguém está em Cristo é nova criatura (2Coríntios 5:17). Como podemos pregar que Cristo nos faz novas criaturas se continuarmos pecadores? Paulo sabia que os membros da igreja teriam defeitos. Por isso, escreveu que a cabeça da igreja é Cristo (Efésios 5:23).  E Cristo não tinha vergonha nenhuma de misturar-se com Sua igreja defeituosa (Mateus 9:10-12).
Jesus argumenta: “Você tem problemas? É inconstante? Faz promessas que não consegue cumprir? Mesmo assim, faça parte da minha igreja, como membro do meu corpo. Eu darei forças para você crescer sendo ‘nova criatura’. Nesse processo, você aprenderá lições com seus irmãos de fé, como ‘perdoar e ser perdoado’ e ‘ser mais humilde’. Na igreja, os jovens aprendem a respeitar a sabedoria dos mais velhos, e os adultos a serem pacientes com os jovens. Basta querer, e você vai crescer!”
Viver fora da igreja é achar que um membro pode viver amputado do corpo (1Coríntios 12:12-31). É negar-se a compartilhar as coisas boas que Deus nos deu com os outros, pensando que ninguém no mundo tem mais nada para nos ensinar.
Não se isole! A igreja é o método de Deus para nos salvar (Mateus 16:19). Portanto, não fique fora do barco. Procure a igreja que prega a verdade segundo a Bíblia, comprove que sua estrutura é digna de confiança e você poderá cantar com o salmista “Alegrei-me com os que me disseram: Vamos à casa do SENHOR!” (Salmo 122:1).



Valdeci Júnior
Fátima Silva

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Quer dizer o que pensa sobre o assunto?
Então, escreva aí. Fique à vontade.
Mas lembre-se: não aceitamos comentários anônimos.
Agora, se quiser fazer uma pergunta, escreva para nasaladopastor@hotmail.com