segunda-feira, 17 de dezembro de 2012

DEFESAS MÚTUAS - Tiago


No dia 17 de dezembro de 2006, o Internacional, time de futebol de Porto Alegre, conquistou um título mundial de competição quando derrotou o Barcelona, time da Itália. A defesa do Barcelona teve uma falha, e um gol foi feito.
A defesa é muito importante. Em 17 de dezembro de 2000, a Condoleezza Rice foi escolhida para servir como conselheira da segurança nacional dos Estados Unidos. Para compreendermos o quanto a segurança nacional de um país é importante, em 1941, na primeira batalha de Sirte, a frota italiana foi repelida pelas forças britânicas, porque os italianos cochilaram na sua defesa, enquanto os britânicos investiam no seu sistema de defesa.
Essas defesas podem ser boas, mas também ruins. Existem outros sistemas de defesas que são melhores para os dois lados. Paul Brand comenta isso no livro “Feito de Modo Especial e Admirável”, quando analisa o sistema imunológico do corpo humano, onde não existe acepção entre as células. Nossa cultura está cheia de sistemas classificatórios, onde a visão das pessoas está deturpada, quando começa-se a pensar, por exemplo, que os porteiros tenham menos valor que os pilotos de jatos. Quando isso acontece, precisamos parar para pensar. Pelo fato de a sociedade considerar um vigilante como alguém que tenha um “status” que possa ser facilmente substituível, paga menos por sua tarefa e tende a encará-lo com menosprezo. Precisamos aprender com a lição do corpo humano. A divisão de trabalho do corpo não se baseia no “status”. Os porteiros do corpo humano são indispensáveis. Se você duvida disso, fale com alguém que precisa submeter-se a sessões de hemodiálise duas vezes por semana.
Tiago questionou sobre o favoritismo: “Suponham que na reunião de vocês entre um homem com anel de outro e roupas finas, e também entre um pobre com roupas velhas e sujas. Se vocês derem atenção especial ao homem que está vestido com roupas finas e disserem ‘Aqui está um lugar apropriado para o senhor’, mas disserem ao pobre: ‘Você, fique em pé ali’, ou: ‘Sente-se no chão, junto ao estrado onde ponho os meus pés’, não estarão fazendo discriminação, fazendo julgamentos com critérios errados?” E a conclusão é que “se tratarem os outros com parcialidade, estarão cometendo pecado e serão condenados pela Lei como transgressores. Pois quem obedece toda a Lei, mas tropeça em apenas um ponto, torna-se culpado de quebrá-la inteiramente.”
No corpo humano, as células de defesas são importantíssimas. No corpo de Cristo, o trabalho de todos é importante. Apesar de que talvez possa até faltar eloqüência, sofisticação ou beleza, o que realmente importa é a lealdade das “células” à “Cabeça”.
Independentemente de quem for, valorize seu próximo!

Valdeci Júnior
Fátima Silva

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Quer dizer o que pensa sobre o assunto?
Então, escreva aí. Fique à vontade.
Mas lembre-se: não aceitamos comentários anônimos.
Agora, se quiser fazer uma pergunta, escreva para nasaladopastor@hotmail.com