quarta-feira, 5 de dezembro de 2012

COLOSSENSES


Você sabe o que é um colosso? É algo grandioso. Para nós, no nosso comentário, é a palavra que nos lembra uma cidade antiga da Frigia, situada às margens de um rio, quase vinte quilômetros ao norte de Laodicéia, perto da grande estrada entre Éfeso e o rio Eufrautes. Essa cidade era Colossos, que hoje está relacionada à cidade moderna chamada Honaz, Turquia.
Esse nome Colossos, segundo o que Plínio que conta, foi a lã de Colossos lhe deu esse nome – “colossinus”. Durante o período helenista, a cidade de Colossos adquiriu certa importância mercantil. Mas na época de Paulo, aproximadamente no primeiro século da nossa era, tanto essa importância quanto o volume do mercado de Colosso já tinha diminuído de forma considerável. A cidade, ainda assim, existia e era movimentada. Ela só foi às ruínas bem depois, quando entrou em declínio, provavelmente por causa de um grande terremoto que aconteceu ali.
Aos olhos de Paulo, havia uma coisa na antiga cidade de Colossos, que era muito grandiosa: a igreja cristã. É interessante que a cidade de Colossos acabou, mas o cristianismo plantado na cidade e a carta que foi escrita aos Colossenses continuam em vigência até hoje.
O cristianismo é realmente algo colossal.
E a sua fé, é colossal? Ou é fraquinha, que se bater um ventinho ela desaparece? Insisto todos os dias para que você leia a Bíblia porque esse é o meio pelo qual você pode investir na sua fé para fazê-la ficar forte e robusta para a honra e glória de Deus. Isso é o crescimento em Cristo, segundo Colossenses 1:13 e 14: “Pois ele nos resgatou do domínio das trevas e nos transportou para o Reino do seu Filho amado, em quem temos a redenção, a saber, o perdão dos pecados.” Glória a Deus por isso!
No capítulo 1:24 em diante, encontramos o colossal trabalho de Paulo pela igreja. Ele sonhava que todos os membros da igreja ficassem sadios na fé, livres do legalismo, por meio de Cristo, como podemos perceber no capítulo dois. Para fazer isso, ao ler o capítulo três, você aprenderá, diretamente do pastor Paulo, sobre as instruções para um viver santo que está relacionado com a responsabilidade social. Relacionar-se bem com a sociedade é dever do cristão para poder conquistar todas as pessoas para Jesus.
Foi por isso que no fim da carta aos colossenses Paulo escreveu: “Sejam sábios no procedimento para com os de fora; aproveitem ao máximo todas as oportunidades. O seu falar seja sempre agradável e temperado com sal, para que saibam como responder a cada um.” E que “a graça seja com vocês”, de uma forma bem colossal.



Valdeci Júnior
Fátima Silva

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Quer dizer o que pensa sobre o assunto?
Então, escreva aí. Fique à vontade.
Mas lembre-se: não aceitamos comentários anônimos.
Agora, se quiser fazer uma pergunta, escreva para nasaladopastor@hotmail.com