domingo, 30 de dezembro de 2012

GERAL NEO-TESTAMENTÁRIA - Revisão do Novo Testamento


Você já leu a Bíblia inteira? Ontem, comentei sobre a vida que teremos quando formos morar no Céu e na Nova Jerusalém que Deus está preparando. Quero encontrar você lá, viu? Não pule para fora do barco. Esse é o projeto mais importante que um ser humano pode ter em sua vida.
E por falar em projeto, o nosso projeto anual, de ler e comentar a Bíblia inteira, está terminando. Como já encerramos com os últimos capítulos ontem, hoje você pode aproveitar para fazer uma revisão do Novo Testamento. No entanto, se você ainda estiver atrasado com a sua leitura, aproveite para dar uma corridinha e colocá-la em dia. Mas, falando do Novo Testamento, quero apresentar-lhe algumas curiosidades sobre essa segunda parte da Bíblia.
Você sabe quando os livros do Novo Testamento foram escritos? Muitos estudiosos acreditam que toda essa coleção de livros neo-testamentária deve ter sido escrita entre os anos 40 e 100 d.C., ou seja, no primeiro século da nossa era.
E sobre os autores dos livros do Novo Testamento? O evangelho de Mateus foi escrito pelo discípulo chamado Levi Mateus, que tinha sido cobrador de impostos e era um judeu. Marcos foi escrito por João Marcos. O médico Lucas escreveu dois livros: o evangelho de Lucas e Atos dos Apóstolos. O apóstolo João, que era o “discípulo amado”, escreveu cinco livros da Bíblia: o evangelho de João, 1João, 2João, 3João e o livro da revelação, o Apocalipse.
Porém, quem mais escreveu no Novo Testamento foi o apóstolo Paulo. Da epístola aos Romanos até o livro aos Hebreus, todos os livros foram escritos por ele. Depois da carta aos hebreus, há o livro escrito por Tiago, que era irmão de Jesus.
Existem duas cartas que levam o nome de Pedro, escritas por ele mesmo.
E, finalmente, temos o livro de Judas, que também foi escrito por um irmão de Jesus chamado Judas. Mas não confunda-o com o Judas Iscariotes, que traiu a Cristo.
Convém, também, destacar que algumas vezes os autores bíblicos contavam com a ajuda de secretários para escrever. Eram pessoas que se sentavam para fazer o trabalho de redigir o texto para eles. Mas pode ficar tranqüilo porque isso não muda a autoria dos escritos. É como diz o grande pregador Neumoel Stina, “a voz é nossa, mas a Palavra é de Deus”. Dê ouvido a essa Palavra! Alimente-se dela diariamente e coloque em prática os seus ensinamentos. Ela lhe dará dicas excelentes de como ser feliz, embora vivamos em um mundo dominado pelo pecado.
Que as palavras contidas nesse Livro Sagrado toquem o seu coração e transformem sua vida diariamente!


Valdeci Júnior
Fátima Silva

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Quer dizer o que pensa sobre o assunto?
Então, escreva aí. Fique à vontade.
Mas lembre-se: não aceitamos comentários anônimos.
Agora, se quiser fazer uma pergunta, escreva para nasaladopastor@hotmail.com