terça-feira, 4 de dezembro de 2012

FILIPENSES


Para escrever o comentário bíblico de hoje, procurei um livro que falasse sobre Filipenses. Encontrei um interessante, mas, ao mesmo tempo, estranho. É um livro intitulado “Triumph in Christ”, de John F. Walvoord. O que achei estranho foi o título: “Triunfo em Jesus”. É estranho porque sabemos que quem escreveu a carta aos Filipenses foi um prisioneiro encarcerado. Isso chamou minha atenção. Então descobri a grande importância desse livro.
Embora a carta aos filipenses não seja a maior de todas as cartas de Paulo, ela tem um tipo de encanto que só encontramos nela. Nas linhas de Filipenses, dá para respirar o cheiro raríssimo da alegria e paz que só um cristão consegue ter em situações de sofrimento. Isso combina a teologia com a prática que, traduzido, é o triunfo da vida em Jesus.
Esse deve ser o nosso objetivo, quando lemos esse livro: exaltar a Cristo e fazer com que a Palavra de Deus fique ainda mais preciosa na vida de quem a lê. No mundo pós-moderno em que vivemos, saturado pelo materialismo, incredulidade, secularismo, individualismo e por tantos outros “ismos” prejudiciais, onde a extravagância do luxo e a pobreza extrema se afloram na sociedade, dá até para pensar, de primeira mão, que uma carta escrita por um presidiário não terá nenhuma relevância para esse nosso cenário contemporâneo.
Porém, se estudarmos cuidadosamente a carta de Paulo a Filipos, que é onde o triunfo do apóstolo em meio aos grandes sofrimentos se revela de modo assombroso, sentiremos que a capa da moderna superficialidade que cobre a cada um de nós neste mundo moderno precisa ser removida com urgência e necessidade.
Percebemos isso quando somos colocados face a face com os princípios cristãos mais profundos. Aqueles que podem realmente satisfazer o coração com a verdadeira felicidade e paz de um jeito que mais nada neste mundo consegue oferecer. Nem o conforto, o prazer, a tecnologia, nada pode preencher o nosso vazio como esses valores espirituais que vemos no exemplo de vida de Paulo. Precisamos aprender com o apóstolo através da leitura do livro aos filipenses.
Se você está buscando profundidade nas coisas espirituais, uma intimidade verdadeira com o Senhor Jesus Cristo, uma vida que, além da morte, dure pela eternidade, e se você está procurando um jeito de preencher um vazio que existe aí dentro do seu peito, então é você mesmo, a pessoa que hoje, com oração sincera, precisa ler esse livro inteirinho. Se fizer isso, esse livro da Bíblia pode começar a oferecer para você esses tesouros que são tão raros e que são também de validade eterna.
E aí, vai ler o livro de Filipenses? Boa leitura!



Valdeci Júnior
Fátima Silva

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Quer dizer o que pensa sobre o assunto?
Então, escreva aí. Fique à vontade.
Mas lembre-se: não aceitamos comentários anônimos.
Agora, se quiser fazer uma pergunta, escreva para nasaladopastor@hotmail.com