sexta-feira, 7 de dezembro de 2012

2TESSALONICENSES


Quando lemos as duas cartas aos tessalonicenses, podemos ter em mente um tema: Cristo e Seu amor incomparável. Isso pode elevar a própria leitura para uma linguagem elevada, tanto na nossa mente quanto no nosso comportamento, de modo a chamar a atenção de muitas pessoas para refletir em algo mais sublime. Numa reflexão sobre o livro Tessalonicenses, podemos amadurecer idéias não somente sobre ensinos e doutrinas, mas também sobre informação e cultura. Aprendi isso com Calvin B. Rock, em seu livro “The Love of Christ” (O amor de Cristo). Ele faz um ótimo comentário sobre as duas cartas que Paulo escreveu aos tessalonicenses.
Mas é claro que o assunto “fé” é o que ocupa destaque na teologia de Paulo. Uma grande sacada desse apóstolo foi perceber o que a confiança em Deus faz na vida de uma pessoa, como a produção dos frutos da justiça. Essa obra da fé acontece através das pessoas que crêem, de modo que estas terminam realizando coisas boas para ajudar a outros. Isso é como se a fé reivindicasse, no cristão, os créditos de Jesus, porque é através de tal fé que a pessoa que crê passa a ser alguém “aceitável” perante o Senhor. Essa é a certeza capaz de salvar o indivíduo sem que ele faça absolutamente nada além de confiar inteiramente no que a graça e os merecimentos de Jesus possam fazer por ele.
Como cristão, tenha uma coisa em mente: precisamos estudar o livro de Tessalonicenses, porque se entendermos corretamente esse tipo de fé apresentada pelos ensinos teológicos do apóstolo Paulo, estaremos compreendendo algo que nos é essencial. Afinal, a igreja dos nossos dias (assim como também o era a dos tessalonicenses) precisa reconhecer a imperfeição que tem em si e ainda assim, se dispor a trabalhar da pregação da mensagem de que Jesus vai voltar. Isso envolve salvação e missão.
Arrisco-me em dizer que quando o cristão chega à maturidade espiritual do nível apresentado aos tessalonicenses, pode então ter mais confiança em uma declaração do que Deus revela que em sua própria fundamentação lógica. Porque sua fé não estará baseando-se em provas e promessas. Estou falando do tipo de cristão que consegue basear sua fé no que ele conhece sobre Jesus, por amá-Lo, por amar Sua Palavra e por considerá-la verdadeira. Na vida de um crente assim, o que ele faz passa a ter um significado nutrido por Jesus. Ou seja, a maturidade cristã acontece quando o crente consegue relacionar suas crenças com a atuação da graça em sua própria vida, no seu viver diário.
Isso tudo está refletido em 2Tessalonicenses.
Leia esse livro e fortaleça sua fé em Jesus!


Valdeci Júnior
Fátima Silva

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Quer dizer o que pensa sobre o assunto?
Então, escreva aí. Fique à vontade.
Mas lembre-se: não aceitamos comentários anônimos.
Agora, se quiser fazer uma pergunta, escreva para nasaladopastor@hotmail.com