domingo, 16 de dezembro de 2012

APOTEOSE - Hebreus 12-13


Você conhece a doença religiosa que existe em muitos meios “igrejeiros” hoje em dia chamada “teologia da prosperidade”. É a ferramenta do diabo, usando supostos ministros de Deus para fazer as pessoas descrerem de Deus. Isso acontece sempre. O indivíduo é iludido por um convite enganoso, que lhe sugere que todos os seus problemas serão resolvidos aqui e agora, neste mundo. A vida financeira, a vida familiar, a vida social, a vida profissional - tudo o que alimenta o desejo imediatista entra em pauta. Mas, como não existe varinha de condão, em médio prazo, quando todos os sonhos mal alimentados caem por terra, o novo crente fica mais cético que era antes. Enquanto isso, a pauta principal de Deus - o plano da redenção - é simplesmente ignorado pelos supostos ministros do evangelho.
Ah, se as pessoas lessem, estudassem, e conhecessem a teologia do livro de Hebreus, principalmente a da leitura de hoje. Em destaque, Hebreus 13:14: “Pois não temos aqui nenhuma cidade permanente, mas buscamos a que há de vir.” O detalhe é que, por mais que muitos cristãos estejam apreciando os privilégios de ser povo de Deus aqui e agora (o que não é errado), a maior esperança do verdadeiro cristianismo está no cumprimento final de todas as promessas: a segunda vinda de Cristo.
É por isso que a carta escrita aos Hebreus valoriza tanto o passado (rituais do santuário e sacrifício de Cristo) e, ao mesmo tempo, olha tanto para a futuro (volta de Jesus), apoteose do plano da salvação. A palavra “esperança” é encontrada cinco vezes em Hebreus. O sentido bíblico é o de alimentar no crente a esperança da eternidade com Deus, em um novo mundo, e não em reformar esse mundão velho. A revelação sempre aconteceu assim, desde o Éden. Se todos os problemas fossem resolvidos aqui, como a suposta teologia da prosperidade propõe, qual seria o sentido de uma Nova Terra, da necessidade da ressurreição e glorificação e até mesmo da existência de um Salvador? E o plano da salvação? Portanto, o foco de Deus, nos planos que Ele tem para nós, excede, em muito, a viseira da pseudo-religião. Sem tal dimensão, a esperança cristã seria vã.
A verdade é que estamos a caminho para casa. Aquele que nos amou de tal maneira que morreu por nós, construiu para nós uma cidade. A Nova Jerusalém é o nosso lugar de repouso. E creia, não demorará muito até vermos Aquele em quem se centralizam as nossas esperanças de vida eterna.
Persevere, de modo que, quando tiver feito a vontade de Deus, você receba o que Ele realmente prometeu: vida plena de felicidade!


Valdeci Júnior
Fátima Silva

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Quer dizer o que pensa sobre o assunto?
Então, escreva aí. Fique à vontade.
Mas lembre-se: não aceitamos comentários anônimos.
Agora, se quiser fazer uma pergunta, escreva para nasaladopastor@hotmail.com