sexta-feira, 21 de dezembro de 2012

JOÃO E JUDAS - 2 e 3João e Judas


Para a leitura bíblica de hoje, devemos ler três livros inteiros. Mas pode ficar tranqüilo porque essa é uma das leituras mais curtas do ano. Por incrível que pareça, a soma de todo o conteúdo desses três livros mal preenche uma folha da Bíblia. São pequenas cartas, para não dizer bilhetes, que não possuem capítulos, apenas versículos. Mas, a despeito do tamanho, digo-lhe que não é a quantidade de palavras de um livro que estabelece sua importância dentro do cânon sagrado. Esses livros contêm ensinamentos que são singulares, por isso, são muito importantes.
Você sabia 2João é o único livro da Bíblia em que um apóstolo escreveu para uma mulher? João usou a expressão “senhora eleita” e “seus filhos” ao identificar os destinatários da sua epístola. Essa designação pode referir-s a uma mulher específica ou a uma igreja e os membros pertencentes a ela, respectivamente. Com o apóstolo, podemos aprender que muitas sociedades podem até recriminar, discriminar ou diminuir a imagem da mulher. No entanto, no reino de Deus não é assim. Na mira do evangelho, as mulheres são tão importantes quanto os homens. Elas desempenham um papel fundamental na pregação do evangelho.
Segundo comentaristas, 3João foi escrito quando João já estava próximo do final da sua vida, entre 80 e 95 d.C. Nessa epístola, a preocupação do apóstolo é o amor. Podemos observar isso nos três conceitos-chave que são entrelaçados: amor, verdade e testemunho. João usou seis vezes a palavra “amor” ou “amados” e mencionou “verdade” sete vezes. Ele encorajou os crentes a conhecerem a verdade a andarem nela, dando testemunho de serem de Deus. O discípulo amado escreveu, também, para encorajar seu amigo Gaio, homem de uma das igrejas da Ásia Menor. Amado como um filho espiritual, João o aconselhou a permanecer na verdade e prestar hospitalidade.
No livro de Judas, encontramos uma informação muito importante, pois é o único lugar da Bíblia pelo qual podemos saber que Moisés foi para o Céu em carne e osso, ou seja, ressuscitado. O servo de Jesus escreveu sobre a salvação e dedicou a maior parte da sua epístola na instrução dos crentes a respeito dos falsos mestres que estavam se infiltrando na comunidade cristã. Quase no final do livro, ele exortou os cristãos a dedicarem-se na “fé santíssima” e conclui com aquilo que se tornou uma das mais queridas bênçãos na Igreja cristã (Judas 24-25).
Faça sua leitura, reflita sobre cada assunto e descubra mais verdades lindas encontradas nesses pequenos “grandes” livros. Que as verdades contidas neles aproximem você do Autor e Consumador da nossa fé: Jesus Cristo. Ande sempre ao lado dEle!

  
Valdeci Júnior
Fátima Silva

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Quer dizer o que pensa sobre o assunto?
Então, escreva aí. Fique à vontade.
Mas lembre-se: não aceitamos comentários anônimos.
Agora, se quiser fazer uma pergunta, escreva para nasaladopastor@hotmail.com