terça-feira, 11 de dezembro de 2012

FILEMOM


O teólogo Lawrence Richards, em sua obra “The Teachers Comments”, da Chariot Victor Publishing, comenta que, “numa visão geral, a carta a Filemom, que é tão curtinha (no original grego, somente 335 palavras), foi escrita por Paulo, quando ele estava preso em Roma em, mais ou menos, 62 ou 63 a.D.” Sendo assim, tal epístola é um tipo de “‘bilhete’ escrito personalizadamente para um cristão bem sucedido, com o objetivo de falar sobre o seu escravo Onésimo, que tinha fugido.”
Parece que o escravo tinha roubado algum dinheiro do patrão, porque o plano dele era desaparecer no meio do povão romano. E foi nessa que ele, Onésimo, encontrou a Paulo, ouviu a pregação, aceitou-a, se converteu e, por causa disso, resolveu voltar para o seu Senhor.
Segundo Richards, existem dois motivos que fazem com que a carta escrita para Filemom seja importante. Em primeiro lugar, esse livro bíblico mostra o tipo de “persuasão moral” que o apóstolo usa na sua liderança espiritual. Isso é explicado melhor em 2Coríntios, quando Paulo explica bem detalhadamente quais eram os valores fundamentais que davam diretriz para os relacionamentos interpessoais que ele mantinha com seus filhos na fé. E a segunda razão para dizer que a carta a Filemom seja uma epístola importante, é perceber que é um livro que o cristianismo, já lá no seus primórdios, teve que lidar com uma instituição corrupta ou corrompida pelo pecado, que era a escravidão exploratória (não confunda com a escravidão do Antigo Testamento). No tempo de Paulo, a escravidão era praticada a moldes muito repugnantes. A dignidade do ser humano era desvalorizada a um nada.
Mas é interessante que, mesmo assim, os cristãos do primeiro século não saíram como loucos revolucionários numa anarquia anti-social que tentasse acabar com o sistema de escravatura na marra. Pelo contrário! Paulo enviou o escravo de volta ao seu amo, mas com orientações de se tratar um escravo com dignidade. Paulo conhecia muito bem as orientações escritas nos livros de Moisés.
Lá nos escritos mosaicos também já estava o mandamento de que nós devemos amar o nosso próximo como a nós mesmos. Isso foi repetido por Cristo e enfatizado por Paulo na carta a Filemom, no aspecto de que Paulo estava deixando claro o fato de que Jesus já tinha colocado a caridade tanto no coração do senhor quanto do escravo. E, apesar de que a formalidade externa do sistema continuaria, como escravo, Onésimo iria continuar tentando ser útil a Filemom, e Filemom, como patrão, aprenderia a enxergar a pessoa de Onésimo como “irmão”.
Reflita: apesar das diferenças sociais inevitáveis neste mundo de pecado, como você trata o seu próximo?



Valdeci Júnior
Fátima Silva

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Quer dizer o que pensa sobre o assunto?
Então, escreva aí. Fique à vontade.
Mas lembre-se: não aceitamos comentários anônimos.
Agora, se quiser fazer uma pergunta, escreva para nasaladopastor@hotmail.com