segunda-feira, 3 de dezembro de 2012

SOBRE ÉFESO, PÉROLAS PAULINAS - Efésios 04-06



Há tantas coisas boas na leitura de hoje que não sei por onde começar ou o que seleciono para comentar. Mas vou passar pelo texto, não lendo tudo, mas comentando com você do começo ao fim.
Ao iniciar com Efésios 4, onde fala da unidade do corpo de Cristo, vemos o ensino bíblico de que a igreja é a extensão e a representação de Jesus aqui na Terra. Esse assunto estende-se até o capítulo cinco, mas em Efésios 4:3-6, o ensino é que a unidade do corpo de Cristo acontece por causa do Espírito Santo, que insere tudo isso na igreja, e Deus em nós. O verso cinco diz que o dom de profecia, dado pelo Espírito Santo, serve para unir e proteger a igreja. Ao falar sobre o batismo, quando fala de um só batismo, não está dizendo que a pessoa só pode se batizar uma vez. O que existe é só um tipo de batismo. Aliás, há sete coisas listadas como sendo únicas. Só há um meio de batizar, que é através do mergulho na água, em nome do Pai, do Filho e do Espírito Santo pela entrega consciente do pecador arrependido a Jesus.
Em Efésios 4:11 em diante, Paulo nos ensina que a unidade do corpo de Cristo tem um objetivo: é para o serviço. Ao chegar no verso catorze, vemos grande propósito: “O propósito é que não sejamos mais como crianças, levados de um lado para outro, pelas ondas, nem jogados para cá e para lá por vento de doutrina e pela astúcia e esperteza de homens que induzem ao erro.” A igreja existe para nos dar essa força.
E para conhecer a Deus, é só através de Jesus (ver Efésios 4:21). Se não permitirmos que isso aconteça na nossa vida, o Espírito Santo fica triste. Você não quer deixar o Espírito Santo triste, quer? Então, siga os conselhos de Efésios 5 sobre como viver na comunidade dos crentes. Cuide da maneira como você vive e seja como os sábios.
A partir do verso 22, Paulo muda de assunto. Quando ele fala dos deveres conjugais, está ensinando que Deus deu a união dos sexos para nos explicar a união dEle conosco. Essa é a figura bonita do matrimonio no plano de Deus. É por isso que devemos cuidar tanto da família.
Por fim, para conseguirmos colocar tudo isso em prática, precisamos nos revestir da armadura de Deus. Esse é o segredo para ser vencedores no contexto do grande conflito espiritual que vivemos. “Que a graça seja com todos os que amam a nosso Senhor Jesus Cristo com amor incorruptível” (Efésios 6:24).




Valdeci Júnior
Fátima Silva

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Quer dizer o que pensa sobre o assunto?
Então, escreva aí. Fique à vontade.
Mas lembre-se: não aceitamos comentários anônimos.
Agora, se quiser fazer uma pergunta, escreva para nasaladopastor@hotmail.com