quinta-feira, 13 de dezembro de 2012

O NOSSO JESUS - Hebreus 04-06


Jesus é o centro do livro de Hebreus. O livro começa e termina falando de Jesus. Ele é apresenta para nós de diversas formas. E para você, Jesus é o centro da sua vida também?
Vemos, através do livro de Hebreus, que Cristo já era apresentado também para as pessoas do tempo do Antigo Testamento. Por exemplo, em Hebreus 4:2, percebemos que lá no contexto do sistema do santuário terrestre já existia o evangelho. Afinal, a palavra evangelho significa boas novas, não é mesmo? Então, o verso citado acima diz: “Pois as boas novas foram pregadas também a nós, tanto quanto a eles.” Você percebe que nesse contexto, vemos que eles já poderiam ter o descanso em Jesus, porque guardavam o sábado? Afinal, Jesus é o senhor do sábado. Portanto, quem guarda o sábado está entrando no descanso espiritual, semanal, preparado por Jesus, quando Ele criou o mundo. Na realidade, quando o cristão guarda o sábado, ele está representando através da sua própria vida que o descanso do sábado, que ele pratica, significa que está entrando no descanso do evangelho de Jesus, que é o centro, o personagem principal de toda a Bíblia.
Observe que em Hebreus 4:15 Jesus é apresentado para nós como alguém parecido conosco. Aqui, a palavra usada é semelhança. E semelhança não é igualdade. Isso porque nosso Salvador não tinha a natureza pecaminosa que temos. Jesus tem moral para ser o nosso Sumo Sacerdote, como Ele é apresentado no final do capítulo 4, já passando para o capítulo 5.
Em Hebreus 5:5, quando é falado sobre Jesus “eu hoje te gerei”, não quer dizer que Ele é uma criatura. Esse termo deve ser entendido a partir do contexto cultural do mundo bíblico e não a partir dos pressupostos da língua portuguesa. Ao comparar com Salmo 2:7, verá que é o termo é uma figura de linguagem. Ele não era aplicado para concepção ou nascimento. O verso está referindo-se ao batismo de Jesus, da encarnação e da ressurreição. Quando um rei recebia o trono, no dia da posse do trono, era dito dele: “hoje te gerei” e não que ele estivesse nascendo naquele dia. Nesse dia, entretanto, o poder estava sendo dado a ele. Quando Jesus veio viver aqui na Terra, o domínio lhe foi entregue. Por isso, Ele é nosso Rei.
Alguém que criou o mundo, se fez parecido conosco e passou a ser o nosso Rei, passa a ser o nosso precursor, que lá no Céu, já vai preparando o nosso caminho para podermos chegar lá um dia. Enquanto isso, enquanto não podemos entrar, vamos até lá, pela fé, em oração.



Valdeci Júnior
Fátima Silva

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Quer dizer o que pensa sobre o assunto?
Então, escreva aí. Fique à vontade.
Mas lembre-se: não aceitamos comentários anônimos.
Agora, se quiser fazer uma pergunta, escreva para nasaladopastor@hotmail.com