quinta-feira, 20 de dezembro de 2012

A DOUTRINA DA EXPIAÇÃO - 1João


Quando foi levado para o hospital, o velho ancião estava doente, cego e morrendo. Enquanto esteve internado, sua neta vinha visitá-lo todos os dias. A cada visita, ela lia alguma coisa para ele ficar ouvindo, pois aquele senhor ficava feliz ao ouvir o som da voz daquela criança.
Um dia, ali no quarto do hospital, ela encontrou uma Bíblia, que tinha sido deixada por um amigo. Por “acaso”, abriu aquele livro de capa preta em 1João 1 e começou a ler. Ouvindo com muita atenção, quando o vovô escutou as palavras que dizem que “o sangue de Jesus, seu Filho, nos purifica de todo pecado”, ele interrompeu a garotinha.
- Diga-me - disse ele - Isto está realmente aí?
- Sim, vovô, está aqui.
- Você pode ler isso para mim, de novo?
- “E o sangue de Jesus, seu Filho, nos purifica de todo pecado.”
Por alguns poucos segundos, houve silêncio. Então ele disse:
- Você, realmente, tem certeza de que isso está aí, nesse livro?
- Sim vovô. Tenho absoluta certeza.
- Por favor, pegue aqui a minha mão e coloque o meu dedo em cima dessa passagem. Leia para mim, de novo - o idoso pediu.
E quando a garotinha fez isso, lágrimas rolaram dos olhos embaçados daquele ancião, e sua voz pôde ser ouvida, falando com dificuldade, mas com grande segurança:
- Minha querida filha... Se, por acaso, alguém perguntar para você sobre como foi que eu morri, por favor, diga-lhe que eu morri... limpo.
O que essa história mostra é que a doutrina da expiação não é uma teoria abstrata de salvação. Ao contrário, ela é o poder salvador de Deus atuando diretamente na vida de seres caídos, cheios de pecados.
O que é expiação? De uma forma geral, poderíamos dizer que a palavra “expiação” se refere à remoção de qualquer obstáculo que nos atrapalharia de seguirmos a Deus. Em um sentido, expiação é o mesmo que reconciliação. Mas também está relacionada com a idéia de redenção. Isso é um trabalho pelo qual nós, seres humanos, somos restituídos à nossa condição que seria a original, que é vivermos na presença da santidade de Deus, eternamente. Seria a completa destruição da condição de pecado que existe aqui neste cantinho do Universo.
Concluindo, a doutrina da expiação é um ensinamento bíblico que enfatiza o sacrifício e todo o trabalho de Cristo como o meio exclusivo pelo qual a barreira do mal que existe entre Deus e nós é removida, levando-nos de volta à reconciliação de paz com Ele. Essa é a essência da mensagem bíblica, que pode ser traduzida por uma única palavra: amor.



Valdeci Júnior
Fátima Silva

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Quer dizer o que pensa sobre o assunto?
Então, escreva aí. Fique à vontade.
Mas lembre-se: não aceitamos comentários anônimos.
Agora, se quiser fazer uma pergunta, escreva para nasaladopastor@hotmail.com