sexta-feira, 4 de outubro de 2013

COMO EZEQUIEL - Ezequiel 04-07

“Com exceção de uns poucos capítulos, o livro de Ezequiel é talvez um dos mais desconhecidos da Bíblia”. Esta é a opinião de Arnold Wallenkampf, em seu livro “Ezequiel Fala Outra Vez”. E este autor tem autoridade para falar isso, pois ele teve uma larga experiência no ministério da investigação bíblica. Durante muitos anos, este teólogo dirigiu o Instituto Mundial de Pesquisas Bíblicas, em Washington. Então, podemos dizer que ele sabe muito bem o que está falando quando diz que “com exceção de uns poucos capítulos, o livro de Ezequiel é talvez um dos mais desconhecidos da Bíblia”. E esta repetição é proposital.
Quero que fique bem frisada em sua mente, a necessidade de realmente estudar o livro de Ezequiel. Você precisa conhecer este profeta, diretamente da Bíblia. Depois que Arnold o fez, no seu livro ele pode descrever Ezequiel bibliograficamente de uma maneira fantástica, que podemos resumir aqui como um pequeno excerto. Segundo ele, esse profeta foi levado cativo para Babilônia antes da queda de Jerusalém. Mas depois deste evento, ele permaneceu na terra dos babilônicos, o que justifica o fato de que suas mensagens sejam dirigidas tanto ao povo de Jerusalém como aos exilados de Babilônia. E o presente que ele oferece ao leitor ao autorar esse livro bíblico é apresentar uma imagem de Deus que revela tanto Sua bondade quanto sua firmeza disciplinar, mesmo que isso exceda a todas as expectativas e compreensões humanas de maneira plena.
Imaginação brilhante e fé profunda. Estas foram duas características que casaram-se muito bem na personalidade de Ezequiel. Com isto, ele logrou perceber as revelações divinas em forma de visões, valeu-se de vívidas ações simbólicas, e conseguiu transmitir sua mensagem com sucesso. Quanto à responsabilidade individual pelo pecado e também quanto à necessidade de uma renovação completa do espírito, ele bateu forte nessas teclas. Em alto e bom som, proclamou a esperança que tinha de que a acontecesse, naquela nação, a união. E, por ser sacerdote, honrou esse título na insistência em defender a necessidade da santificação e a construção do templo, no futuro.
Ou seja, Ezequiel foi um apaixonado pela obra de Deus. E, por ela, ele deu o sangue. Hoje é raro encontrar homens assim. Tanto é que o próprio Ezequiel quase nem é mais conhecido entre as pessoas. E este é o nosso desafio. Você é apaixonado pela obra do Senhor? Se sim, terá alegria ao ler Ezequiel, e identificar-se com ele. Se não, você precisa lê-lo urgentemente. Se não der o melhor nem em ler este livro, como conseguirá dar o sangue para a causa de Cristo? Os filhos de Deus precisam de você.

Valdeci Júnior
Fátima Silva


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Quer dizer o que pensa sobre o assunto?
Então, escreva aí. Fique à vontade.
Mas lembre-se: não aceitamos comentários anônimos.
Agora, se quiser fazer uma pergunta, escreva para nasaladopastor@hotmail.com