domingo, 6 de outubro de 2013

E se a igreja fosse sua? Se a igreja fosse minha...


O que você mudaria na igreja? O que seria diferente na igreja se você pudesse configurá-la? Para um professor de teologia que tive na graduação que, inclusive, depois se tornou reitor de seminário, se a igreja fosse dele, as irmãs usariam joias. Um grande escritor da Casa Publicadora Brasileira confidenciou-me, “em off, é claro”, que se a igreja fosse dele, iríamos ao cinema. Se a igreja fosse minha, os cultos de sábado não seriam pela manhã, mas sim à tarde.

Conheci uma estrangeira que, chegando ao Brasil, foi pregar em um culto divino de terno, com calça. Se a igreja fosse dela, as irmãs iriam para a igreja de calça. Se a igreja fosse do Samuele Bacchiocchi, não usaríamos instrumentos de percursão. E se a igreja fosse de George Knight, nosso sistema de secretaria seria ouuuutro. Se a igreja fosse de Alberto Timm, não batizaríamos da forma como muitas vezes estamos batizando. Se a igreja fosse de Russel Burrill, não teríamos pastores locais e se a igreja fosse de Jiri Moskala, as mulheres seriam pastoras.


Já pensou se a igreja fosse de Emílio Abdala?  Pelo que entendi de Rafael Rossi, se a igreja fosse dele, ficaria a maior parte do tempo com as portas abertas, e não com o prédio ocioso.  Acho que, se a igreja fosse de Sabrina Quadros, missionária no Miamar, iríamos de chinelo de dedo para a Escola Sabatina, mesmo aqui no Brasil. E a música? Se essa igreja, se essa igreja fosse minha, eu mandava, eu mandava... Se a igreja fosse da minha esposa, adoraríamos com mais expressão, inclusive, batendo palmas. E se a igreja fosse do meu filho, usaríamos a plataforma como pista de corrida. E se a igreja fosse sua?


Por favor, coloque no espaço para comentário (abaixo) o que seria diferente na igreja adventista do sétimo dia, se ela fosse sua.


Obrigado,
Pr. Valdeci Jr.

3 comentários:

  1. É interessante ver como a igreja seria se fosse de cada uma dessas pessoas. Mas, como não é de nenhuma delas, A IGREJA É DE DEUS, deixa Ele continuar conduzindo ela. Assim, a igreja terá sempre o perfil dEle e não de pessoas em particular.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Rsrsrs. Muito obrigado pelo seu parecer. É interessante a sua preocupação, Você participou dentro da expectativa que pedi. E olha, eu respeito muito as opiniões diversas, inclusive a sua. Valeu!

      Excluir
  2. Este texto continua e termina em http://www.nasaladopastor.com/2014/01/se-igreja-fosse-sua-o-que-voce-mudaria.html

    ResponderExcluir

Quer dizer o que pensa sobre o assunto?
Então, escreva aí. Fique à vontade.
Mas lembre-se: não aceitamos comentários anônimos.
Agora, se quiser fazer uma pergunta, escreva para nasaladopastor@hotmail.com