sexta-feira, 4 de outubro de 2013

UMA PALAVRA - Ezequiel 01-03

Hoje você começa a estudar o livro de Ezequiel. Serão duas semanas inteiras, lendo somente este livro. Portanto, uma introdução ao mesmo é oportuna. E para a mesma, conto aqui com uma ajuda externa, através de uma palavra orientadora e introdutória do professor de teologia Siegfried J. Schwantes, quanto ao livro de Ezequiel. Boa leitura.
O livro de Ezequiel está cheio de visões e profecias reveladas pelo Senhor a Seu profeta. E de acordo com o Ph.D. que citei no parágrafo acima, ainda que estas revelações foram dadas ao povo de Deus durante o cativeiro babilônico, muitas ainda estão por se cumprir.
No livro de Ezequiel encontram-se alertas de castigo por práticas pecaminosas e obstinadas, todavia há gloriosas promessas de encorajamento para aqueles que procuram honrar a Deus mesmo no meio de pesadas provações.
De maneira geral os estudantes da Bíblia ficam perplexos com as visões de difícil compreensão apresentadas por este profeta e falham em perceber a mensagem central de Deus de que Ele é o Senhor. Porém, para o estudioso aplicado este livro não oferecerá nenhuma dificuldade se fizer uma comparação cuidadosa de texto com texto das Sagradas Escrituras, preservando-se das interpretações particulares que não se harmonizam com o todo da Palavra de Deus.
Logo, você já percebeu que é necessário, mais do que ler Ezequiel, estudar este livro. Procure, de maneira agradável, como um dedicado estudante do Livro Sagrado, a compreender a verdade e as argumentações básicas das visões deste profeta, bem como suas profecias simbólicas. Você pode, além de estudar segundo o nosso plano de leitura diária, estudar o livro por seções, para que, em cada uma delas, consiga captar a idéia central e analisar os temas maiores, tratando igualmente de vários problemas que vão se apresentando. Como?
Quer entender Ezequiel? Em primeiro lugar, pedindo ao Espírito Santo que ilumine a sua mente, através da oração e meditação, cada vez que for estudar. Somada a isto, vem a necessidade de não fazer uma leitura superficial, mas profunda, talvez relendo várias vezes, e fazendo anotações. A fazer as releituras, use diferentes versões da tradução bíblica, e compare-as. Para encontrar uma divisão correta das seções, oriente-se através dos títulos e subtítulos da Nova Versão Internacional. Acompanhe o nosso comentário diário deste plano de leitura da Bíblia. Procure em alguma biblioteca, site ou livraria, livros que comentem o livro de Ezequiel, e leia-os. E por fim, leia o livro “Profetas e Reis”, da Casa Publicadora Brasileira. Você terá a alegria de dominar os assuntos deste livro bíblico tão teológico.
Nas palavras do comentarista bíblico Schwantes, “os cristãos têm, em Ezequiel, um manancial de pesquisa e inspiração”.


Valdeci Júnior
Fátima Silva


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Quer dizer o que pensa sobre o assunto?
Então, escreva aí. Fique à vontade.
Mas lembre-se: não aceitamos comentários anônimos.
Agora, se quiser fazer uma pergunta, escreva para nasaladopastor@hotmail.com