segunda-feira, 7 de outubro de 2013

OBADIAS E JONAS - Obadias e Jonas

Dos dois livros bíblicos que precisamos ler hoje, vou destacar o menos conhecido: Obadias. Este livro, que, hoje em dia, raramente é ensinado é uma advertência profética contra um inimigo do Israel Antigo. Veja você mesmo em sua leitura.
O que isto tem a ver conosco? De acordo com o teólogo Lawrence Richards, A grande contribuição desse livro ao cristão moderno está em Obadias mostrar o destaque de que Deus exerce juízo com base em conceitos morais, agindo de acordo com esses conceitos. Ponto final.
Então, quando você ler o livro de Obadias, vai ser bom, para que seja relembrado com respeito à fidelidade de Deus para com as promessas da aliança, que já tinham sido feitas a Abraão. Perceba que Obadias é uma ilustração bem viva, do lance de que Deus dar uma benção especial, para todos os que abençoassem o povo hebreu. Mas, por um outro lado, também tem aí o fato de que Deus deixou claro, que quem amaldiçoasse o Seu povo, não sairia ileso.
Mas o profeta Obadias estende a mensagem para cada povo que viesse, também, no futuro, a desprezar tanto o Senhor, quanto a descendência do Seu povo. Se a gente hoje prega que breve Jesus voltará, analise com atenção, sobre como já era a pregação aí na mensagem de Obadias, que revela que o dia do Senhor está próximo para todas as nações.
Ou seja, um dia, e será breve, as antigas promessas, meu amigo, serão completamente cumpridas. Então, quando a casa de Jacó, de Israel, o povo de Deus, o povo cristão, tomar posse da herança que lhes está reservada, como diz o último verso do livro, “os vencedores subirão ao monte Sião para governar a montanha de Esaú. E o reino será do Senhor”, todas estas promessas se cumprirão. Ou seja, os que tiverem perseverado em Deus dominarão tudo, em nome do Senhor, por Ele, e com Ele. Porque, afinal de contas eles são dEle, de Deus, e todo o domínio também é dEle.
E então, você vai querer ficar do lado de fora dessa? Acho que não, não é mesmo? Então o que você deve fazer mesmo? A nossa proposta é que você fique por dentro da Bíblia. Portanto, aqui vai uma dica. Como o livro de Obadias é pequeno, além de lê-lo, aproveite para fazer uma paráfrase do mesmo, aplicando suas lições para nossa atual realidade. Depois compartilhe seu trabalho com outros. Tenho certeza de que, assim como Deus usou Obadias, naquela época, com esta mensagem, poderá usá-lo também, com uma pregação atualmente contextualizada. E, a Ele, seja toda a honra e glória. Amém?



Valdeci Júnior
Fátima Silva


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Quer dizer o que pensa sobre o assunto?
Então, escreva aí. Fique à vontade.
Mas lembre-se: não aceitamos comentários anônimos.
Agora, se quiser fazer uma pergunta, escreva para nasaladopastor@hotmail.com