segunda-feira, 7 de outubro de 2013

NAUM - Naum

Num dia do ano, um livro da Bíblia. “Naonde”? Naum. Sim. É em Naum que você deve estacionar-se hoje, para fazer a sua leitura bíblica de 25/09.
Naum é o Livro da Bíblia que conta sobre a destruição de Nínive, capital da Assíria, a cidade que Jonas advertira. Naum foi o profeta, enviado por Deus, para predizer tanto a ruína quanto a completa destruição de Nínive. Logo, este livro é uma pronúncia contra aquela antiga capital do império Assírio. E para nós que cremos na Palavra de Deus, o cumprimento histórico dos pronunciamentos proféticos de Naum atestam a autenticidade canônica de inspiração do livro que leva o seu nome. Tal livro, provavelmente, tenha começado a ser escrito algum tempo depois de a cidade egípcia de Nô-Amom (Tebas) sofrer uma derrota no Século VII a.C. e tenha sido completado antes da predita destruição de Nínive, ocorrida aproximadamente entre 614 e 632 a.C..
Nenhuma referência especifica acerca do Espírito Santo ocorre no Livro de Naum. Todavia, a obra do Espírito na produção da profecia e na direção dos acontecimentos descritos no livro deve ser admitida. O cabeçalho do livro descreve-o como “visão de Naum “ (1.1). O Espírito Santo funciona aqui como o Revelador, Aquele que abre para Naum o drama que revela adiante e comunica a mensagem do Senhor que ele está encarregado de entregar.
O Espírito Santo também deve funcionar como o Grande Instigador na queda de Nínive. Os inimigos, dentre eles os filhos da Babilônia, os medos e os citas, juntam suas forças contra os assírios e saqueiam a cidade.
E as lições que aprendemos são: a) Deus usa agentes humanos para executar Seu julgamento; b) Atrás disso tudo está a obra do seu Espírito Santo, instigando, impelindo e punido, de acordo com a vontade de Deus. c) Por esta obra do Espírito Santo, os crentes são levados a vencer.
Pela obra do Espírito, o Senhor convocou Suas tropas e as levou para a batalha vitoriosa. Isso deve-nos ser um consolo, um conforto, dado pelo próprio Consolador prometido a todos os que buscam seguir a Deus (João 15), visto que a própria palavra hebraica “Naum” significa “confortador” ou “cheio de conforto”.
Você quer sentir-se confortado? Que tal experimentar lendo o livro de Naum? O fazer essa leitura, peça a Deus que faça com que a mesma lhe influencie tanto, ao ponto de não apenas conceder-lhe o conforto e o consolo. Que a leitura do livro de Naum faça de você mesmo, pela atuação do mesmo Espírito Santo que ensina as verdades bíblicas, um consolador, um confortador.
Isto pode acontecer hoje !

Fontes:
a) http://pt.wikipedia.org/wiki/Naum ;
b) http://www.vivos.com.br/105.htm .


Valdeci Júnior
Fátima Silva


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Quer dizer o que pensa sobre o assunto?
Então, escreva aí. Fique à vontade.
Mas lembre-se: não aceitamos comentários anônimos.
Agora, se quiser fazer uma pergunta, escreva para nasaladopastor@hotmail.com