sábado, 23 de junho de 2012

TEMAS DOS SALMOS - Salmos 51-55


Nos salmos da nossa leitura de hoje, temos diversos temas. Como não estão organizados por tópicos, foram organizados de acordo com a época em que eles foram acrescentados à coleção oficial de poemas inspirados que os hebreus tinham.
Então, ao mesmo tempo que você tem um salmo de um jeito, você já passa para outro e se depara com um assunto diferente. Dessa forma, você não pode esperar encontrar uma seqüência de linha de pensamento de um salmo para o outro. Devemos ter em mente que cada salmo é um salmo e deve ser entendido separadamente.
Mas, de uma forma ou outra, o que podemos fazer é classificar alguns salmos com base no conteúdo deles. Veja quais são os principais tipos de salmos que temos.
Os mais conhecidos são os salmos de louvor. Eles se concentram na pessoa de Deus e louvam ao Senhor quando descrevem a natureza e a qualidade do Senhor, como os Salmos 33, 103 e 139.
Um outro tipo de salmos são os históricos. É um tipo de salmos que faz uma recapitulação das ações de Deus em favor do povo dEle, como acontece com os Salmos 68, 78 e 105.
Há, também, os salmos de relacionamento. Você descobrirá que o tema de um salmo é relacionamento quando perceber que ele explora o relacionamento pessoal entre Deus e o fiel. Para ver exemplos dessa categoria, procure os Salmos 8, 16, 20, 23 e 55.
O clamor por justiça também é tema de muitos salmos. Esses são chamados de salmos imprecatórios, ou seja, onde podemos ver o adorador clamando para que Deus derrote as pessoas más. Exemplos disso são os Salmos 35, 69, 109 e 137.
Você também encontra os salmos de penitência, quando o salmista está expressando a tristeza dele com respeito as falhas que tenha feito e confessando os pecados dele para Deus, como no Salmo 51.
Ainda existem os salmos messiânicos, que se referem, de alguma maneira, a Cristo que viria da linhagem de Davi e, muitas vezes, são citados no Novo Testamento.
Por último, você ainda tem os salmos litúrgicos, que eram os salmos usados na adoração e no culto público, no Israel antigo, em eventos anuais ou em épocas especiais. Do Salmo 120 a 134, você encontra essa liturgia, ou seja, a adoração em ordem de culto.
Então, agora que você sabe que os salmos podem ser identificados pelos temas deles: salmos de louvor, históricos, de relacionamento, imprecatórios, de penitência, messiânicos e salmos litúrgicos, poderá fazer a leitura da Bíblia de hoje e classificá-los. Você pode, também, escrever seus próprios salmos. Faça uma experiência, compondo salmos para Deus!



Twitter: @Valdeci_Junior
e
Fátima Silva

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Quer dizer o que pensa sobre o assunto?
Então, escreva aí. Fique à vontade.
Mas lembre-se: não aceitamos comentários anônimos.
Agora, se quiser fazer uma pergunta, escreva para nasaladopastor@hotmail.com