sexta-feira, 8 de junho de 2012

O Poder das Palavras


Naquele dia, acordei triste e desmotivada. Estava cursando o Ensino Médio como aluna interna no IACS (Instituto Adventista Cruzeiro do Sul). Eu era feliz ali, mas estava cansada, com vontade de desistir.

Com esses sentimentos sombrios, fui para o refeitório para tomar o desjejum. Eu mal sabia que Deus estava preparando uma surpresa para mim. Como não encontrei nenhum dos meus amigos, resolvi sentar perto do diretor da escola. Depois de conversarmos algumas coisas, ele disse uma frase que, a partir dali, marcou minha vida para sempre:

- Fátima, eu ainda vou escrever em sua testa Nascida para vencer.

Saí dali refletindo sobre aquela frase. Ela mudou, de uma forma extraordinária, minha visão de encarar as pessoas, os estudos, o mundo, a vida. Tenho certeza de que Deus, naquela manhã, levou aquele pastor até o refeitório para dizer exatamente o que eu precisava ouvir. Nunca contei isso a ele, mas espero fazê-lo, um dia. Ele não tem noção do poder que aquelas palavras tiveram em mim.

A Bíblia fala que “Palavras agradáveis são como favo de mel: doces para a alma e medicina para o corpo” (Provérbios 16: 24). Nesse verso, Salomão está falando do poder das palavras.  Você já pensou na força que as palavras têm, sejam elas positivas ou negativas? Afinal de contas, elas podem alegrar ou entristecer, nos fazer rir ou chorar, amar ou odiar e, até mesmo, viver ou morrer (ver Provérbios 18:21).

Conheço a história de muitas pessoas que cresceram tendo que suportar violência verbal. Elas ouviram tantas palavras negativas a seu respeito, que deixaram de acreditar em seu valor próprio. Deus nos fez especiais. Fomos criados para servi-Lo, mostrando ao mundo, através do Seu poder, que existe esperança, salvação. No entanto, talvez alguém que leia este artigo pense: “Como vou dizer palavras positivas se, durante a infância, recebi um bombardeio de palavras que me desmotivaram? Como tirar essas palavras do meu coração?”

Nosso Pai Celestial pensou em você. Na Bíblia, Ele deixou a resposta para esses questionamentos. Ela é uma fonte inesgotável de palavras que nos ajudam a não repetirmos as palavras antigas. Precisamos de palavras novas vindas de uma fonte externa. Essa fonte é Deus. Através do poder dEle, podemos parar o ciclo, interromper os rumores do passado e passar adiante apenas palavras de ânimo,  que restaurem aqueles que têm o coração aflito.

O sábio escreveu que “Cada palavra de Deus é comprovadamente pura; ele é um escudo para quem nele se refugia” (Provérbios 30:5). Portanto, assimile as palavras de Deus! “Quando nós O ouvimos, quando confiamos nEle, Suas palavras se tornam um escudo para nós... Deus é uma fonte maravilhosa para uma nova linguagem”.[1]

Você pode acreditar no melhor, em vez de suspeitar o pior. Você pode escolher outras palavras. Os relacionamentos são criados a partir do que dizemos. Por isso, construa pontes no lugar de se sentir um coitadinho, de lamentar por um passado que você gostaria de ter tido. Não é sábio ajuntar todas as penosas recordações da vida passada - injustiças e decepções - e falar tanto sobre elas e lamentá-las tanto, que nos sintamos esmagados pelo desânimo.”[2] Escreva uma nova história com palavras que aquecerão o coração daqueles que cercam você. Tais palavras voltarão a você e aquecerão o seu coração também.

Na Bíblia, vemos nos lábios de Jesus uma graça tal que Ele sabia “dizer a seu tempo uma boa palavra ao que estava cansado” (Isaías 50:4). Tomemos o exemplo dEle e façamos com que nossas palavras sejam sempre agradáveis (ver Colossenses 4:6), “para que dê graça aos que a ouvem” (Efésios 4:29).

Deus criou você para vencer! Viva segundo o propósito que Ele tem para sua vida e ilumine a vida de pessoas que vivem na escuridão. “Tomai como regra nunca proferir uma palavra de dúvida ou de desânimo. Está em vós fazer muito para iluminar a existência de outros; para lhes fortalecer os esforços, mediante palavras de esperança e santa alegria.”[3]

Hoje, ainda tenho barreiras para vencer, mas considero-me uma vencedora. Aquelas palavras me deram forças para superar obstáculos e conquistar coisas que eu jamais havia sonhado. Ainda não alcancei o grande sonho de estar no Céu. Essa será minha maior vitória, mas, enquanto estou aqui neste mundo, vou vencendo a cada dia “com a força que Cristo me dá” (Filipenses 4:13). Agora é a minha vez de influenciar pessoas! Espero que esta seja uma realidade em sua vida também!

Fátima Silva




[1] Finley, Mark. O Poder das Palavras. Palestra 3890 apresentada no programa Está Escrito.
[2] White, Ellen G. Caminho a Cristo. Casa Publicadora Brasileira, Tatuí, SP, pág. 117. 
[3] White, Ellen G. Caminho a Cristo. Casa Publicadora Brasileira, Tatuí, SP, pág. 119, 120. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Quer dizer o que pensa sobre o assunto?
Então, escreva aí. Fique à vontade.
Mas lembre-se: não aceitamos comentários anônimos.
Agora, se quiser fazer uma pergunta, escreva para nasaladopastor@hotmail.com