terça-feira, 26 de junho de 2012

CONSELHO DE CALVINO - Salmos 68-71


Você tem medo das pessoas más? Tem medo do mal que alguém, talvez, lhe possa fazer? Você já se sentiu injustiçado? Então, saiba que você não está sozinho. É só ler o salmos programados para a leitura de hoje e você se identificará com Davi, principalmente, no Salmo 71.
Por outro lado, a realidade também pode ser vista por outro prisma. Aliás, o lado mais real é o do cuidado de Deus, apesar dos pesares. Você também já sentiu que Deus cuidou de você, não é mesmo?
É por isso que João Calvino, na sua obra As Institutas da Religião Cristã, ao falar do emprego da doutrina da providência divina, nos aconselha que, se o coração do cristão estiver totalmente convicto de que todas as coisas estão sujeitas à ordenação de Deus e da verdade de que nada acontece por acaso, o cristão sempre olhará, em primeiro lugar, para Deus e, depois, para os problemas da vida. É lógico que não podemos ignorar as causas secundárias, pois também têm o seu lugar apropriado, mas não vamos culpar a Deus por coisas com as quais Ele não tem responsabilidade.
Segundo Calvino, quanto aos homens, quer sejam bons ou maus, o cristão precisa reconhecer que os planos, desejos, tentativas e poderes deles estão todos sujeitos ao controle do Senhor. Então, se Deus quiser, pode chegar e revirar tudo para onde quiser e até frustrar os planos dos homens quantas vezes Ele quiser. É claro que existe o livre-arbítrio, mas existe, também, a intervenção e a providência divina.
Nessa mesma obra, o autor nos chama a atenção para as passagens bíblicas que são verdadeiras promessas, testificando a providência de Deus de maneira clara, que sempre cuida, vigilantemente, da segurança dos crentes. Dentre as passagens que Calvino cita para nos dar esse conforto, ele cita alguns salmos. E são uma bênção!
Nos salmos de hoje, Davi se mostra como um de nós: um ser humano normal que passa medo, mas que também pode colocar sua confiança no Senhor, tal como ele escreveu: “O nosso Deus é um Deus que salva; Ele é o Soberano, ele é o Senhor, que nos livra da morte. Bendito seja o Senhor Deus, nosso Salvador.”
Antes de olhar para as aflições, você pode, apesar delas, olhar para Deus. E aí, depois de localizar Deus, você não precisa ignorar seus problemas. Pode lembrar-se deles, mas fazendo como o salmista: entregar os problemas para Deus. “Salva-me, oh, Deus!, porque eu, Senhor, no tempo oportuno, elevo a ti a minha oração. Responde-me, por teu grande amor, ó Deus, com a tua salvação infalível.”
Deus lembrará de você sempre!

Twitter: @Valdeci_Junior
e
Fátima Silva
  

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Quer dizer o que pensa sobre o assunto?
Então, escreva aí. Fique à vontade.
Mas lembre-se: não aceitamos comentários anônimos.
Agora, se quiser fazer uma pergunta, escreva para nasaladopastor@hotmail.com