terça-feira, 5 de junho de 2012

COMPREENSÃO 02 - Jó 11-14


Ontem começamos falando de compreensão. Jó e os amigos dele nem sempre tiveram uma compreensão correta sobre Deus, a vida, o ser humano e o sofrimento. Nos dias atuais, também há muitos cristãos que têm certa dificuldade em compreender a Bíblia. Qualquer um de nós pode ter um momento ou outro em que não entendemos determinados trechos. Diante de tanta limitação que temos, o que mais precisamos ter uns para com os outros é compreensão. A falta dela não é legal, principalmente quando se trata de compreensão bíblica. Como estamos estudando o livro Jó, essa é a minha preocupação no momento.
O livro de Jó demonstra, de maneira bem drástica, o perigo que corremos em apenas abrir a Bíblia e lê-la, de forma casual, um versículo ou uma passagem. Pode ser que caiamos bem naquela passagem em que a Bíblia está expondo o pensamento equivocado do personagem. Assim, caímos na armadilha. Então, o estudante da Palavra de Deus que quiser ser diligente, precisará interpretar e avaliar o que lê com esmero e oração.
Uma boa dica para ajudar a compreender a Bíblia é, além de fazer nela o estudo pessoal, estudar com um grupo de amigos para que possam debater os princípios ou as orientações que venham ajudar a cada um dos integrantes do grupo a serem estudantes mais cuidadosos e diligentes. Eu lhe recomendo.
E aí, nessas abordagens que são feitas no grupo de estudo da Bíblia, é bom que sejam sugestões que abranjam os seguintes pontos:
1. A necessidade de buscar a orientação do Espírito Santo, ao interpretar a Palavra;
2. Deve ser levado em consideração o contexto das passagens que estão sendo estudadas;
3. É preciso buscar conhecer tudo o que a Bíblia diz sobre aquele determinado assunto, daquela passagem que está em questão;
4. É preciso interpretar as questões sempre da perspectiva do amor divino, demonstrado por Jesus, caso contrário, perde o sentido;
5. Precisa levar em consideração também, o tamanho da limitação da pessoa que está falando no texto estudado;
6. O fato de que a passagem bíblica pode estar tratando de um problema distorcido ou de opiniões extremistas, então, se for o caso, ela estará salientando mais um lado da questão que o outro.
É por isso que sempre devemos olhar para a Bíblia como um todo e comparar com o que outras partes das Escrituras dizem sobre o mesmo assunto. Compreendido?
Agora, ao nos relacionarmos com outros irmãos na fé que compreendem certas coisas da Bíblia diferentemente de nós, temos que, apesar das diferenças de idéias, tratar as pessoas com muito tato e carinho, afinal todos somos queridos por Deus.

Twitter: @Valdeci_Junior
e
Fátima Silva

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Quer dizer o que pensa sobre o assunto?
Então, escreva aí. Fique à vontade.
Mas lembre-se: não aceitamos comentários anônimos.
Agora, se quiser fazer uma pergunta, escreva para nasaladopastor@hotmail.com