domingo, 17 de junho de 2012

“CONQUISTAÇÃO” - Salmos 18-22


            Não existe “inconquistáveis”; existem os já conquistados e os que ainda estão por ser conquistados. Achou estranho? Veja bem: Davi conhecia muito bem isso, pois ele foi um grande conquistador de terras, de domínio, conquistador de amigos e de inimigos, conquistador do reino, conquistou os seus súditos e até o coração de muitas mulheres.
            Na realidade, Davi foi o maior conquistador em Israel. Foi nas mãos dele que o reino mais se expandiu geográficamente e mais teve moral aos olhos dos inimigos. Na leitura bíblica de hoje, encontramos cinco poemas dele que já conquistaram o coração de muitos leitores da Bíblia.
Davi escreveu o salmo 18 para o mestre de canto, o diretor da música, no dia em que o Senhor finalmente livrou ele de todos os inimigos dele e, inclusive, das mãos do seu maior inimigo: Saul. Vemos Davi, nesse salmo, como um servo de Jeová, dirigindo suas palavras ao Senhor, feliz da vida, porque, juntos, tinham realizado uma grande conquista.
Mas como um conquistador, um desbravador nato, ele sabia que nem todo dia é dia de grandes conquistas. Antes de conseguir a vitória de estar liberto da perseguição de Saul, Davi sofreu muito. Teve a oportunidade de agir, de fazer justiça com as próprias mãos, mas não o fez. Davi sabia muito bem se colocar no lugar dele e deixar Deus ser Deus. Não importava se Deus demoraria, porque, na realidade, no silêncio de Deus está o exercício da fé.
Davi, com a nobreza de um grande conquistador, faz o reconhecimento dele, de que na realidade, toda a obra é de Deus. Davi faz a coisa certa. Dá todos os direitos de créditos para Deus. Há pessoas que acham que Deus está agindo nos bastidores e pensam que com isso estão dando um grande testemunho. Mas espere um pouco, Deus não é o Todo-Poderoso e Soberano? Então, que história é essa de bastidores? Deus age no palco, e nós agimos nos bastidores.
Deus é o principal, é a estrela. É Ele quem faz as coisas acontecerem. É isso o que o samista estava querendo dizer no canto de vitória e domínio dos salmos 18 e 19 sobre a excelência da criação e da Bíblia na oração que ele faz a favor do rei. No salmo 20 e nas ações de graça pela vitória que ele escreveu no salmo 21, Davi está querendo dizer: “se não existe inconquistável, é porque Deus é, na realidade, o grande conquistador de tudo e, pricipalmente, do meu coração. Portanto, a Ele seja toda honra, glória e louvor.” Deus conquistou o coração de Davi.
E você, quer ser conquistado por Deus também?



Twitter: @Valdeci_Junior
e
Fátima Silva

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Quer dizer o que pensa sobre o assunto?
Então, escreva aí. Fique à vontade.
Mas lembre-se: não aceitamos comentários anônimos.
Agora, se quiser fazer uma pergunta, escreva para nasaladopastor@hotmail.com