sexta-feira, 15 de junho de 2012

ALEGRIA SALMODIADA - Salmos 01-09


É com muita alegria que escrevo mais um comentário. Estou feliz assim porque iremos ler um livro que gosto muito. Para você que está acompanhando o plano de leitura da Bíblia, vamos estudar a beleza dos Salmos.
Você sabe o que é um salmo? É um cântico sagrado dos hebreus, acompanhado por instrumentos de cordas ou de sopro.
            O livro dos Salmos foi escrito por vários autores durante um longo período de tempo da história de Israel. O indivíduo mencionado com mais freqüência é Davi, mas existem outros indivíduos ou grupos associados a determinados salmos como: Asafe, Salomão, Etã, Moisés e os filhos de Corá.
Eles eram cantados no culto de adoração a Deus e podem ser identificados como: hinos de louvor, salmos reais, lamentações, salmos de exaltação e salmos de sabedoria. Eles abarcam uma variedade de experiências humanas, positivas e negativas, revelando que podemos nos aproximar de Deus em quaisquer situações que estejamos vivendo. Deus ouve os lamentos do sofrimento e do pecado, como também os bramidos de júbilo e de alegria do Seu povo.
            Salmos é um livro poético e de louvor. Na poesia, encontramos características como o paralelismo, a métrica e a disposição das estrofes. O louvor nos alegra. A poesia e o canto são dois dons que Deus nos tem dado para que expressemos nossas emoções e reações mais profundas. Como as pessoas experimentam uma variedade de estados de ânimo, então, a humanidade tem criado cânticos que acompanham essas variações.
A experiência religiosa também se enriquece com canticos que sejam apropriados para a ocasião. Já percebeu? Em um culto, no começo, o povo invoca a presença de Deus com um canto e, no final, cantam um hino para fechar a programação. Em qualquer encontro religioso, os momentos de adoração seriam muito sem “sal” se não fossem vivificados pelo canto congregacional.
            Você sabia que o que Jesus mais citou do Antigo Testamento foram os salmos? Portanto, acredito que o estudo desse livro será realmente de muito proveito para o nosso crescimento. Além de podermos aprender diretamente dos homens de Deus sobre como obter vitória sobre o pecado em um ambiente pecaminoso, também poderemos descobrir o que envolve um estivo de vida cristão.
            E já vou lhe avisar de uma coisa: “Eu só descubro o prejuízo de não ler determinada obra, quando termino de lê-la.” Por isso, não perca tempo! Comece hoje a ler o livro dos Salmos. Você ficará cada vez mais por dentro da Bíblia, alegrando-se com o salmista. A leitura das 150 poesias vai colocar em evidência a majestade do Deus que deve ser cultuado, porque Ele é digno de eterno louvor.

Twitter: @Valdeci_Junior
e
Fátima Silva

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Quer dizer o que pensa sobre o assunto?
Então, escreva aí. Fique à vontade.
Mas lembre-se: não aceitamos comentários anônimos.
Agora, se quiser fazer uma pergunta, escreva para nasaladopastor@hotmail.com