segunda-feira, 18 de junho de 2012

NÃO TEREI FALTA - Salmos 23-30


Você sabe qual é o salmo mais conhecido, decorado, relembrado e citado de todos os salmos? Vou dar uma dica. Ele começa assim: “O Senhor é o meu pastor...” Hum? Lembrou? Acredito que sim.
E você sabia que esse salmo, apesar de ser um dos mais amados e queridos por muitos, a leitura dele traz problemas para alguns cistãos? É! Existem crentes que ficam confusos quando lêem na Bíblia: “O Senhor é o meu pastor; de nada terei falta.” Como assim, de nada terei falta, se tem tanta coisa que eu não tenho?
Essa é uma pergunta pertinente. É que, na realidade, isso é um problema de tradução. No original hebraico não está escrito dessa forma. Davi não escreveu “nada me faltará”. Nele, está escrito: “O senhor é o meu pastor. Não terei falta” (verso 1). Percebe como há diferença? Uma coisa é dizer: “Nada me faltará”, outra é dizer: “Não terei falta”.
Darei um exemplo pessoal meu para ilustrar. Até 2010, com mais de trinta anos de idade, eu nunca tinha tido um celular. Mas também, não tinha nada contra o celular. Eu o admirava, mas não usava. Nunca tivera, nunca usara. Talvez poderia ser que eu nunca viria a ter um telefone celular meu, na vida. Então, me faltava um celular, certo? Mas apesar disso, eu não tinha falta desse celular. Faltava-me um telefone celular, mas eu não tinha falta dele.
Como assim? É que não tinha a necessidade e nem a vontade de tê-lo. Portanto, um celular não fazia falta para mim. Hoje, eu tenho um telefone celular. Logo, se eu o perco ou o esqueço em algum lugar, eu sinto falta dele. Apesar de tê-lo, se ele não está comigo, me faz falta. Entendeu? Não é porque eu não tinha um celular, que eu passasse necessidade. A moral da história é essa: pode até ser que me falte alguma coisa, mas eu não serei um necessitado, ou seja, alguém que padece de necessidade.
É isso que passamos a entende quando conhecemos como Davi escreveu esse salmo. Afinal, se o Senhor for o pastor da sua vida, poderá até ser que lhe falte alguma coisa, mas não o que for essencial para você. O que for vital, básico e impresindível, isso Deus não deixará faltar. Você poderá até não ter tudo, mas você também não será um necessidado, carente, que passa faltas.
Então, agora que você entendeu o primeiro verso do Salmo 23, está com a chave na mão para entender agora, de forma correta, o restante dele. Então, vou deixar uma tarefa de casa para você. Quando for fazer sua leitura bíblica do dia, ao ler o Salmo 23:1, recite o verso em voz alta como está no hebraico: “O Senhor é o meu pastor. Não terei falta.”
Leia-o na certeza de que Deus cuida de você.

Twitter: @Valdeci_Junior
e
Fátima Silva


2 comentários:

Quer dizer o que pensa sobre o assunto?
Então, escreva aí. Fique à vontade.
Mas lembre-se: não aceitamos comentários anônimos.
Agora, se quiser fazer uma pergunta, escreva para nasaladopastor@hotmail.com