quarta-feira, 27 de junho de 2012

SALMOS DO PASTOR ASAFE - Salmos 72-77


É um prazer comentar sobre a leitura bíblica, afinal, estamos estudando um livro incrível: Salmos. Com eles, aprendemos muitas lições importantes, bem como achamos inspiração para adorarmos a Deus de uma forma muito bonita e sublime.
Hoje, leremos o Salmo 72, que faz muitos elogios o rei. E dá bem para entendermos isso, porque quem escreveu esse salmo foi Salomão, onde ele fala com Deus sobre o rei justo e o reinado eterno do rei Davi, filho de Jessé. Percebemos o envolvimento de Salomão com o reinado de Davi através da poesia porque, na realidade, o primeiro grupo de salmos que temos hoje, colecionados na Bíblia, que na sua grande parte é um conjunto de salmos escritos por Davi, foram colecionados por Salomão.
Salomão estava tão empolgado com aquela coleção de salmos do pai dele - que era tão inspiradora - e tão saudoso com as lembranças do que tinha sido o reinado do pai, que Salomão também escreveu seu salmo e juntou-o àquela coleção. Tanto é que você pode ver que em seguida, a partir do Salmo 73, já começa outro livro dos salmos, já entrando para a segunda metade do livro total. Portanto, o Salmo 72 é o único escrito por Salomão, no livro dos Salmos. Do Salmo 73 em diante, temos uma seqüência de salmos de Asafe.
Asafe tinha nascido na tribo de Levi. Isso significava que ele estava destinado a ser um sacerdote ou, então, a ter algum outro tipo de função ministerial, religiosa, por toda a vida dele. E foi o que aconteceu, só que na área da música. Em 1Crônicas 15 e 16, vemos que o rei Davi designou Asafe para ser um pioneiro na condução do povo de Israel em um culto alegre no Monte Sião.
Deus havia feito muitas coisas boas para aquele povo. Por isso, a consciência da presença de Deus exigia que, nos cultos, os crentes se apresentassem com um cântico de louvor bonito, instrumentado, dinâmico, batendo palmas de alegria diante da glória de Deus. E Asafe era o líder desses cultos. Foi por isso que ele escreveu esses salmos lindos, como: “Certamente Deus é bom para Israel, para os puros de coração” (Salmo 73:1); “Damos-te graças, ó Deus, damos-te graças, pois perto está o teu nome; todos falam dos teus feitos maravilhosos”; “Quanto a mim, para sempre anunciarei essas coisas; cantarei louvores ao Deus de Jacó” (Salmo 75:1 e 9); “Resplendentes de luz! És mais majestoso que os montes cheios de despojos” (Salmo 76:4).
Leia o restante desses salmos, delicie-se em adoração ao Deus Santo e Poderoso e sinta-se no culto do Pastor Asafe!



Twitter: @Valdeci_Junior
e
Fátima Silva

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Quer dizer o que pensa sobre o assunto?
Então, escreva aí. Fique à vontade.
Mas lembre-se: não aceitamos comentários anônimos.
Agora, se quiser fazer uma pergunta, escreva para nasaladopastor@hotmail.com