quinta-feira, 21 de junho de 2012

MENSAGEM CONTRÁRIA - Salmos 40-45


A primeira coisa para você se dar bem com o livro dos Salmos é entender que os salmos são mensagens na direção contrária em relação às demais mensagens da Bíblia.
Os outros autores recebem a mensagem de Deus e transmitem para a humanidade. Por exemplo: “Apocalipse. Revelação de Jesus Cristo, que deu ao seu servo João, que passou para a humanidade.” “Assim diz o Senhor”, “como nos profetas”... É Deus falando para os homens..
Nos Salmos, ao invés de você ter Deus falando para homens, tem homens falando para Deus, apesar de que os Salmos também sejam escritos sob a direção do Espírito Santo.
Estou dizendo isso porque existem pessoas que, por ser detalhistas, ficam incomodadas com a estrutura do texto dos Salmos. Às vezes, na leitura bíblica, quando chegamos em Salmos, na obsessão pelos detalhes, como os tipos, o significado, a coerência lógica, a forma poética, perdemos o ponto principal, já que a coleção dos salmos consiste numa amostra de diários espirituais. São cartas pessoais dirigidas a Deus.
Então, quando você for ler o Salmo, leia-os como se estivesse lendo por cima dos ombros de alguém que estava escrevendo para Deus. Em outras partes da Bíblia, pode ser que o público-alvo seja você. Nos salmos, o público-alvo é Deus. O remetente dos Salmos é algum cristão que, embora inspirado, expressava seus sentimentos. O destinatário principal é Deus, com algumas exceções, é claro.
É por isso que não adianta querermos tentar enquadrar os salmos no padrão da estrutura escriturística de outras partes da Bíblia, porque não dará certo mesmo, tipo os escritos de Paulo. Com certeza, essas poesias salmódicas não são, de forma alguma, pronunciamentos vindos lá do alto, apresentados com autoridade profética, tratando de questões da prática da fé.
Os salmos são orações poetizadas escritos por várias pessoas diferentes, como gente do campo, da realeza, músicos, curiosos, etc., cada um em estados de espírito bem variados. Muitas vezes, eram homens que estavam tentando relacionar-se com Deus, em momentos difíceis. Quando colocamos os olhos por cima dos ombros deles, precisamos compreendê-los. São pessoas comuns, lutando de forma frenética, para harmonizar a fé que elas têm em Deus, com o que elas estão experimentando no dia-a-dia delas. É o retrato da realidade expressado nos sentimentos de quem a vivia. É por isso que, às vezes, os autores são vingativos, tentam se justificar, outras vezes são até paranóicos ou mesquinhos e, às vezes, estão alegres, altruístas e cheios de louvor.
É como se você estivesse passando pela mesma situação. É o que experimenta pensar quando vive a experiencia cristã das alegrias e tristezas. Tem tudo a ver com você!

Twitter: @Valdeci_Junior
e
Fátima Silva

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Quer dizer o que pensa sobre o assunto?
Então, escreva aí. Fique à vontade.
Mas lembre-se: não aceitamos comentários anônimos.
Agora, se quiser fazer uma pergunta, escreva para nasaladopastor@hotmail.com