terça-feira, 12 de junho de 2012

VIDA E SABEDORIA - Jó 32-34


Nosso comentário é como um ponto de encontro, onde fazemos nossas reflexões sobre Deus.
No passado, também aconteceu um encontro entre Jó e seus amigos. Eles pararam para refletir sobre o Senhor. Os capítulos de hoje são só uma parte desse congresso que aconteceu, onde o que mais encontramos são os pensamentos de Eliú. Quero destacar um dos versos mencionado por ele: “O Espírito de Deus me fez; o sopro do Todo-poderoso me dá vida.”
Eliú era bem jovem. No contexto da leitura de hoje, se você notar, combinando com os capítulos anteriores, verá que Eliú tinha passado um bom tempo ouvindo as críticas dos três amigos de Jó que insistiam em dizer que o coitado do Jó era culpado. E aí, Eliú, incapaz de se conter por mais tempo, decidiu falar o que tinha no coração.
Ele estava sentindo que as críticas dos outros três eram injustas e, segundo o que ele pensava, deixou muito claro que ele reconhecia que era um dos seres criados de Deus e que sua vida era um dom do Todo-Poderoso. Agora, ele confiava no Espírito de Deus para procurar ajudar Jó.
Em Jó 32:8, Eliú declarou que é o Espírito que dá entendimento para o homem. No verso seguinte, ele também deixou claro que a sabedoria não é simplesmente uma prerrogativa da experiência humana. Ou seja, o Deus que o havia criado, poderia dar a ele sabedoria para enfrentar os problemas da vida que surgissem.
E sabe de uma coisa? O mesmo Deus que, por meio do seu Espírito, deu sabedoria a Eliú, também tem dado sabedoria a incontáveis jovens do passado. José, Davi, Salomão, Daniel são só alguns exemplos disso. Deus lhes deu vida, e quando surgiram crises, foi a sabedoria do Pai que deu a orientação correta para eles.
E não foi só no tempo bíblico que isso aconteceu. Em 1844, durante e após o grande desapontamento, o Espírito de Deus se manifestou na vida de jovens também, e uma mensagem que poderia ter morrido, por causa de interpretação errada (a purificação do santuário), foi salva para a igreja. O espírito de Deus usou os jovens para dar vida e compreensão sobre a mensagem que, em pouco mais de um século, já tinha circulado o mundo inteiro. Tudo isso sem a mídia moderna dos dias atuais.
Deus também disponibiliza para nós, hoje, vida e sabedoria. O mesmo Deus que soprou vida para dentro de Adão pode, por Seu Espírito, inspirar vida cristã. Ele tem uma grande tarefa para nós hoje, mas, para a executarmos, precisamos colocar em prática as palavras de João 20:22: “Recebam o Espírito Santo.”

Twitter: @Valdeci_Junior
e
Fátima Silva

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Quer dizer o que pensa sobre o assunto?
Então, escreva aí. Fique à vontade.
Mas lembre-se: não aceitamos comentários anônimos.
Agora, se quiser fazer uma pergunta, escreva para nasaladopastor@hotmail.com