sexta-feira, 8 de junho de 2012

"SOFRIMENTO" NÃO É O TEMA DE JÓ - Jó 20-21


 É um prazer muito grande escrever para você, mais uma vez, para colocarmos na nossa mente mais um pouquinho da Palavra de Deus. Esse comentário existe para nos levar a estudar a Bíblia todos os dias do ano com o objetivo de ler a Bíblia inteira em um ano.
Temos estudado sobre o livro de Jó. Ao falarmos nele, do que você lembra? Sofrimento?
Fiz alguns comentários sobre o problema do sofrimento depois que começamos a estudar seu livro porque, na realidade, Jó sofreu tanto, que não temos como fugir disso, ainda mais que isso tem muito a ver conosco que sofremos hoje.
Mas quero lhe contar um segredinho sobre o livro de Jó: o tema dele não é sofrimento. Preste bem atenção nele como um todo e você perceberá uma outra coisa que, aliás, percebemos em todo o Antigo Testamento.
O Antigo Testamento, na verdade, não dá uma lição de teologia com conceitos abstratos e ordenados logicamente. Ao contrário disso, ele proporciona um curso avançado de “vida com Deus”. Portanto, o livro de Jó é mais um desses reflexos do que ele é (Antigo Testamento).
Esse livro não está centralizado, de forma alguma, no problema do sofrimento. Diferente disso, Jó fala sobre fé, pois ele confiou naquilo que Deus prometeu. O resultado da fé dele foi uma vida de fidelidade e perseverança. E esse é o segredo, porque se você tiver essa visão, essa postura, ao sentar-se para começar a ler o livro de Jó e lê-lo inteiro com esse propósito, irá tirar muito mais proveito dele, com certeza!
No entanto, se você quiser ler um livro sobre sofrimento, recomendo que leia Deus Sabe que Sofremos, Decepcionado com Deus, Onde está Deus Quando Chega a Dor, A Dádiva da Dor, todos escritos pelo autor Phillip Yancey. Agora, se você quiser ler um livro sobre fé, então leia o livro de Jó. Mas pode ler, também, A Bíblia que Jesus lia, da editora Vida. É do mesmo autor e retrata, de uma maneira muito interessante, sobre Jó e sua experiência.
Mas o importante é você ler bastante essas revelações sobre Deus para ter mais fé em Jesus. Viva como os heróis da fé mencionados em Hebreus 11, que cujas condições de pobreza e perseguição os distinguiam como indivíduos indesejados do ponto de vista mundano. Eram pessoas de Deus e recipientes de bênçãos divinas, foram um exército de Deus que, da fraqueza, tiraram força (versos 32-38).
Que as pessoas, ao passarem por sua vida, enxerguem em você uma fé tão genuína, a ponto de exclamar: “o mundo não é digno do(a)...” (coloque seu nome).
Viva pela fé!

Twitter: @Valdeci_Junior
e
Fátima Silva

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Quer dizer o que pensa sobre o assunto?
Então, escreva aí. Fique à vontade.
Mas lembre-se: não aceitamos comentários anônimos.
Agora, se quiser fazer uma pergunta, escreva para nasaladopastor@hotmail.com