segunda-feira, 30 de julho de 2012

CORAÇÃO “BLÁ-BLÁ-BLÁ” - Isaías 27-29


Mesmo Deus sonhando em dar um livramento completo para o povo de Israel, como está no capítulo 27 Isaías, aquele povo hebreu ainda fazia por onde merecer castigo. Ai de Efraim! Estava merecendo castigo. Ai da cidade de Davi! Estava merecendo castigo. Por quê?
Quando Jesus viveu aqui na Terra, um dia, Ele bateu de frente com alguns mestres da lei devido ao extremismo deles com “o pé da letra”. Já ouviu falar disso? É uma tendência do crente que fica fanático de tanto defender a tradição, as regras e o que está escrito ao ponto de, se for preciso, sacrificar as pessoas, a felicidade e até Deus. Isso chama-se legalismo. Jesus citou para eles: “Este povo me honra com os lábios, mas o seu coração está longe de mim. Em vão me adoram; seus ensinamentos não passam de regras ensinadas por homens.”
Você sabe de onde Jesus tirou essas palavras? Do trecho da Bíblia que é a leitura de hoje: “O Senhor diz: Esse povo se aproxima de mim com a boca e me honra com os lábios, mas o seu coração está longe de mim. A adoração que me prestam é feita só de regras ensinadas por homens” (Isaías 29:13).
Quando isso acontece em uma comunidade de crentes é um problema, pois a igreja deixa de ser saudável, fica doentia, pára de progredir e até atrofia. Christian A. Schwarz, no livro O Desenvolvimento Natural da Igreja, escreveu: “O aspecto que diferencia as igrejas que crescem das igrejas que não crescem... é se os crentes de uma determinada igreja vivem a sua fé com dedicação, paixão, fogo e entusiasmo... O conceito da paixão espiritual está em contraposição às concepções tão difundidas da fé como ‘cumprir as obrigações’. Em geral podemos observar que nas igrejas em que as ‘tendências legalistas’ estão presentes em maior ou menor grau, (em que ser cristão significa concordar com uma doutrina, moral ou pertencer a uma igreja) a paixão espiritual está abaixo da média. Ter a doutrina correta por si só não garante o crescimento da igreja. Por mais ortodoxa que seja a doutrina de uma igreja, e por melhor que seja o seu conhecimento bíblico, ela dificilmente pode esperar crescimento, se não aprender a viver e a transmitir a outros a sua fé com entusiasmo contagiante.”
Era isso que estava acontecendo com o povo de Efraim, com a cidade de Davi - o povo de Deus do tempo de Isaías. Toda a religião deles não passava de um “blá-blá-blá” porque eram formais, mas não viviam o temor a Deus no coração.
Não seja um crente de “blá-blá-blá”, mas sim, de coração.


Um abraço,
@Valdeci_Junior
e
Fátima Silva

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Quer dizer o que pensa sobre o assunto?
Então, escreva aí. Fique à vontade.
Mas lembre-se: não aceitamos comentários anônimos.
Agora, se quiser fazer uma pergunta, escreva para nasaladopastor@hotmail.com