terça-feira, 10 de julho de 2012

PROVERBIANDO - Provérbios 01-03

Hoje, estamos entrando para o livro chamado Provérbios de Salomão! Espero que você esteja feliz em poder começar a leitura de mais esse livro da Bíblia. O livro de Provérbios traz uma verdadeira coleção de máximas morais e religiosas que instruem acerca da maneira correta que precisamos ter para viver. Ele também contém discursos breves sobre sabedoria, justiça, temperança, trabalho, pureza e vários outros assuntos. Não é uma miscelânea, é um poço de sabedoria.


Nesses ditos, que são, ao mesmo tempo, concretos e expressivos, temos as descrições dos grandes contrastes que existem entre a sabedoria e a insensatez, entre a justiça e o pecado.

Embora o título desse livro, hoje em dia, seja Provérbios de Salomão, acredita-se que ele não foi o único autor. Ele deve ter escrito a maioria dos provérbios, mas podemos observar que encontramos provérbios escritos por Agur e Lemuel, por exemplo.

Independentemente de qualquer autor, o objetivo dessas máximas proverbiais é dar instrução moral, especialmente para os jovens. Uma expressão-chave que encontraremos muito no livro é “temor do Senhor” que, nesse sentido, indica reverência submissa e não pavor. Sabemos que o princípio da sabedoria é o temor do Senhor. Temer ao Senhor e amá-Lo não são atitudes contraditórias, mas inseparáveis. É o pré-requisito para a obediência.

Aprendemos muito com o grande e sábio Salomão. Ele, muito mais um guia que um exemplo, pelo menos, durante um pedaço de sua vida, mostrou o caminho da sabedoria, mas, em boa parte do tempo de vida dele, não andou pelo próprio caminho que havia mostrado. Quando já estava bem velho, voltou para os caminhos do Senhor, mas as conseqüências ficaram. Seu filho, Roboão, seguiu o exemplo dele do tempo em que ficou apostatado no lugar de seguir seus conselhos. Por causa disso, Roboão tornou-se um governante insensato e mau.

Você irá gostar de ler o livro de Provérbios. Hoje, iniciamos lendo três capítulos. E ao ler um pouco a cada dia, até o dia 17, terminaremos a leitura do capítulo 31. Em apenas oito dias, teremos lido o livro de Provérbios inteiro.

Mas hoje, em Provérbios 1, você lerá sobre o propósito. Irá conhecer algumas advertências que a Sabedoria faz, e daí receberá um convite a Sabedoria. Para que, então, no capítulo dois, você entenda sobre o valor da Sabedoria. No capítulo três, receberá, portanto, os conselhos da sabedoria. Resumindo, o propósito da leitura para este dia é um encontro com a Sabedoria.

Somos instruídos a fazer nossa parte na busca da Sabedoria para colher os maravilhosos resultados prometidos. Deus concede Sabedoria como um presente para os que verdadeiramente a buscam. Aproveite a chance de tornar-se sábio!

Um Abraço,

@Valdeci_Junior
Fátima Silva

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Quer dizer o que pensa sobre o assunto?
Então, escreva aí. Fique à vontade.
Mas lembre-se: não aceitamos comentários anônimos.
Agora, se quiser fazer uma pergunta, escreva para nasaladopastor@hotmail.com