sábado, 14 de julho de 2012

CRISTO PODE SER VISTO - Provérbios 16-19

Para você, quem é Jesus? Se você está lendo este comentário e dá ouvidos à Palavra de Deus como um cristão, imagino que já aceitou Jesus como seu Salvador pessoal. Então, para você, Jesus é o seu Rei, Mestre e Salvador, certo? Na realidade, se somos cristãos, Jesus deve ser o centro da nossa vida.


Uma vez que estamos lendo o livro de Provérbios, pergunto: Quem é Jesus para o livro de Provérbios? Todo o Antigo Testamento tem o Cristo Revelado, mas parece que nesse livro não tem nenhuma referência direta a Ele, nem tipológica nem profética. E isso é muito evidente.

Na realidade, a personificação da Sabedoria que tem em todo o livro de Provérbios é feminina. Apesar disso, tem algumas passagens, como em Provérbios 8:23-31, que até parece ser uma descrição de Jesus Cristo, aquele que João 1:2 diz que no princípio estava com Deus, que 1Coríntios 1:24 diz que é a sabedoria de Deus.

De uma coisa podemos ter certeza. O livro de Provérbios efetua um serviço poderoso em aguçar o apetite humano pela sabedoria e conhecimento. Um tipo de fome que só pode ser satisfeita em Jesus.

Então, de forma bem parecida com a lei de Moisés, esse livro descreve um ideal, uma aspiração ou um desejo por perfeição. É curioso que nem mesmo o próprio Salomão era perfeitamente sábio. Porque, se fosse assim, não teria desagradado a Deus ou não teria desobedecido a Deus de forma tão flagrante (ver 1Reis 11:9-11).

A questão é que somente mais tarde, em Jesus Cristo, veio o exemplo pleno de tudo o que o livro dos Provérbios traz como exortação. Porque, afinal de contas, Jesus foi e é Aquele em quem estão escondidos todos os tesouros da sabedoria e ciência, como nos ensina Colossenses 2:9.

Por outro lado, as qualidades da Sabedoria terminam sendo as mesmas qualidades de Cristo: obediência a Deus, boa conduta, paciência, confiabilidade, humildade, diligencia, percepção das coisas como de fato elas são... e por aí vai. Todas elas, e também a qualidade do amor, são perfeitamente encontradas na Sabedoria dos provérbios de Salomão, e também ilustradas na própria personificação do nosso Senhor e Salvador Jesus Cristo.

Então, tenha certeza de que você pode encontrar o Cristo Revelado no livro de Provérbios através dessas comparações que trazem verdadeiras aplicações do texto bíblico para nós, hoje em dia. A grande pergunta que fica para nós é: “E aí, também podemos ser comparados com essas personificações do bom ensino do livro de Provérbios?”

Como cristãos, estamos vivendo de forma parecida com a Sabedoria? Leia os capítulos de hoje e faça suas próprias conclusões.

Pr. Valdeci Júnior
Twitter: @Valdeci_Junior
e
Fátima Silva



Nenhum comentário:

Postar um comentário

Quer dizer o que pensa sobre o assunto?
Então, escreva aí. Fique à vontade.
Mas lembre-se: não aceitamos comentários anônimos.
Agora, se quiser fazer uma pergunta, escreva para nasaladopastor@hotmail.com