sexta-feira, 20 de julho de 2012

ESPÍRITO É VENTO - Eclesiastes 09-12

Você já se deparou com a expressão “o Espírito volta para Deus”? E como pode ser isso se a Bíblia ensina que quem morreu está inconsciente, inerte, dormindo, aguardando a ressurreição que só acontecerá quando Jesus voltar? Como podemos explicar o que diz em Eclesiastes 12:7: “...o pó volte à terra, de onde veio, e o espírito volte a Deus, que o deu?”


Quando o homem foi criado, Deus pegou o “pó da terra”, que era corpo sem vida mais o fôlego de vida (o sopro de Deus) e os uniu. Assim, o homem passou a ser “alma vivente”. Nesse ensino, podemos ver que o homem não tem uma alma, ou seja, Ele é uma alma, uma pessoa, uma vida, a união da matéria física com a respiração. Nada mais que isso.

Alguém pode questionar: “Quando morremos, nossa alma morre? Mas alma não é a pessoa? Então, o que acontece com uma pessoa no seu falecimento?” Ela pára de respirar. A matéria orgânica do corpo se degenera no pó da terra, e o fôlego, saí, voltando para a atmosfera, que é de Deus. A fórmula é bem simples: pó da terra + fôlego de vida = alma vivente, uma pessoa; pó da terra - fôlego de vida = alma morta, um defunto, seja um animal ou uma pessoa.

A melhor explicação para esse significado de espírito, encontramos em Jó 33:4 (tradução - João Ferreira de Almeida): “O espírito de Deus me fez, e o assopro do Todo-Poderoso me deu vida.” Entendeu a explicação de Jó sobre o que é espírito? É o sopro, o vento, a respiração. Em seu livro, Jó também menciona: “Enquanto eu tiver vida em mim, o sopro de Deus em minhas narinas...” (27:3).

Jó 34:14 e 15 diz : “ Se Deus pensasse apenas em si mesmo e para si recolhesse o seu espírito e o seu sopro, toda a carne juntamente expiraria, e o homem voltaria para o pó.”

O espírito, ou seja, o fôlego da vida, volta para atmosfera, que pertence a Deus. Essa expressão significa isso, com uma força a mais, porque somente Deus é a fonte de toda a vida, como vemos em Apocalipse 21:6, João 4:14 e Provérbios 14:27. Sendo assim, concluímos que separados de Deus não somos nada, não temos como ter vida em nós mesmos. Só Ele pode oferecer o ar como um fôlego de vida, porque Ele é a única fonte de vida, como está escrito em Atos 17:28: “Pois nele vivemos, nos movemos e existimos.”

Portanto, permaneça ligado a Ele para ter a garantia da vida eterna através da primeira ressurreição. Vitória em Cristo!!!

Um abraço,
 
Pr. @Valdeci_Junior
Fátima Silva

Um comentário:

  1. Fiquei tao tocada com esse texto! Senti que respiro DEUS literalmente, eh um sensacao maravilhosa!
    Me senti mais intima de DEUS!
    DEUS te abencoe!

    ResponderExcluir

Quer dizer o que pensa sobre o assunto?
Então, escreva aí. Fique à vontade.
Mas lembre-se: não aceitamos comentários anônimos.
Agora, se quiser fazer uma pergunta, escreva para nasaladopastor@hotmail.com